ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

TUNA MUSICAL - Comemoração do 25 de Abril em Paço de Sousa - Aliviadas as regras profiláticas pelo Governo e mais liberdade para a realização de eventos em público, demos inicio às actuações da nossa Tuna Musical para o ano corrente, iniciando pela comemoração do Dia da Liberdade em Portugal. O sentido de Liberdade e de Fraternidade no dia da "Revolução dos Cravos" que conduziu Portugal à Democracia, decorreu com a normalidade expectante, no espaço em beleza natural do Largo Gamuz, junto ao histórico Mosteiro. Gargantas do Povo afinadas a cantar a "Grândola" do Zeca e todo o acompanhamento musical da Tuna alegraram uma tarde bem passada. No final um apetecível convívio gastronómico de partilha "traz do teu e come de todos". Destaca-se a presença do Sr. Presidente da J.F. de Paço de Sousa, Adelino de Sousa e família, bem como da parte Gaiata o nosso Manuel Pinto, mulher e filha Luísa. A todos que estiveram presentes para nos escutarem e conviverem com Fraternidade à Gaiato, agradecemos do coração todo o carinho e apoio. Entretanto e no final da actuação, recebemos o convite do Sr. Presidente Adelino, para actuarmos na Festa do Egas, que será organizada uma vez mais e após interregno por via da pandemia covid-19, pela Junta de Freguesia e na qual todos devemos participar e conviver localmente. Num futuro próximo deixaremos aqui mais registos deste e doutros eventos que se forem realizando e estejamos presentes.

VOLUME II - Esses caminhos que andamos / 2022 - Foi deferido o nosso pedido de registo de "Obra cultural" através do IGAC com nº 1074/22. Tal como havíamos prometido em 2018, aquando do lançamento do vol. I, este projeto de escrita que faz parte do «Triptico Cultural» da nossa Associação, a par da Música e da Pintura em tela, avançou e vamos entregar o trabalho à Tipografia da Casa do Gaiato. Posteriormente iremos, se Deus quiser, efectuar o lançamento deste VOL. II na Festa do Dia de Pai Américo 2022, que este ano e salvo alguma contrariedade se realizará no Domingo de 17 de Julho, na aldeia do Gaiato em Paço de Sousa. Iniciamos em 2018 com o primeiro livro, digamos que uma experiência que se quer, sempre que possível repetir. É esse o crescimento e enriquecimento cultural que os Associados podem e devem usufruir nas atividades Audiovisuais que a Associação proporciona a todos que desejam ver o seu trabalho partilhado pela Família Gaiata e publicado no grande mundo literário. O lançamento deste livro que se intitula novamente "Esses caminhos que andamos" é a segunda oportunidade em termos de escrita para os que não foram inseridos no 1º volume. Conforme atempadamente divulgado, o "Prefácio" é de Padre Telmo Ferraz. Está este livro divido em três partes: Parte I - Testemunhos narrativos "Retalhos das nossas Vidas" que nos chegaram de alguns Antigos Gaiatos, que descrevem em síntese, partes das suas vidas desde a sua estadia na Casa do Gaiato em Paço de Sousa, e a sua posterior integração na sociedade até aos dias de hoje, inclusive. Foram eles: Abel Magalhães, Manuel Pinto, Américo Pereira, Joaquim Vieira, José Ferreira, João Evangelista, Jorge Couto, Adriano Balduíno, Mário Póvoa, António Tinoco, Ludgero Mendes, David Domingos, José Manuel Rodrigues, José A. Ponte, Ferreira Lopes. A estes, juntam-se os testemunhos dos ex-Padres da Obra da Rua, Padre Abel e Padre Moura. Parte II - Poemas com Inquietude de Gaiato/Elísio Humberto. Parte III - Ecos da receptividade do vol. I por cá e além-fronteiras: Testemunhos de Padre Telmo Ferraz, Elísio Humberto e Jesus Acosta. A capa é imagem da "Casa-Mãe" de uma tela da autoria do José Ponte. Teve revisão ortográfica da Docente Sónia Moreira. Juntam-se diversas fotos que nos enviaram, representativas de várias décadas de Gaiato.

«O livro é o milagre da tecnologia interna» -Umberto Eco.

E com este pensamento na célebre frase, é nosso desejo continuarmos posteriormente com futuras edições que sejam do agrado de todos e nos orgulhemos, Associação e Antigos Gaiatos, da nossa contribuição cultural e que deixaremos registada em livros, para sempre!

NOTA FINAL - o CD/álbum musical da nossa Tuna já é uma realidade, pelo qual vos daremos mais pormenores na próxima quinzena.

Elísio Humberto