ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
CONVOCATÓRIA PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA - Nos termos do artigo 12º dos estatutos, e para os efeitos da alínea b), do n.º 1, do artigo 10º e alínea a), do nº 1, do artigo 11º, convoco os senhores associados para a Assembleia-geral ordinária, a realizar no próximo dia 17 de Julho (domingo), pelas 09:00, no Salão de Festas da Casa do Gaiato-Paço de Sousa, com a seguinte ordem de trabalhos: 1. Leitura e aprovação da Ata da Assembleia Geral anterior; 2. Apreciação, discussão e votação do Relatório de Actividades e Contas da Direcção e Parecer do Conselho Fiscal, referente ao ano de 2021; 3. Apreciação, discussão e votação do Orçamento e Plano de Actividades para o ano de 2022; 4. Eleições dos Órgãos Sociais da Associação para o biénio 2022/2024; 5. Outros assuntos de interesse; 6. Tomada de Posse
Se há hora marcada não estiver presente o número de associados previsto no n.º 1, do artigo 13º, dos estatutos, a Assembleia funcionará trinta minutos mais tarde, em 2ª convocatória, com qualquer número de associados presentes com direito a voto. A apresentação das listas de candidatos decorre até às 17,00 horas do dia 15 de Julho de 2022. Os Associados poderão consultar os Estatutos e respectivos documentos na Sede da Associação.
O Presidente da Assembleia Geral
António Manuel Valente da Silva
FESTA DO "DIA DE PAI AMÉRICO" VAI SER RETOMADA - Após dois anos de interrupção por via da pandemia covid-19, A Obra da Rua coadjuvada pela nossa Associação dos Antigos Gaiatos do Norte, volta a realizar este evento que recorda o passamento de Pai Américo para o Céu, um reencontro dos Antigos com o Atuais Gaiatos, tornando este dia sempre inesquecível e histórico para a Família Gaiata, que se deslocam de toda a parte para a confraternização e matar saudades, recordando aqueles tempos de criança. Neste 66º Aniversário de efeméride sagrada, o programa decorrerá dentro dos trâmites normais como vinha sendo realizado anteriormente, do qual se destacam os seguintes pontos: 9:00h Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no Salão de Festas, cedido pela Obra da Rua para este exercício Associativo. Este ano com eleição dos corpos sociais para o próximo biénio 2022-2024. Em espaço fechado, convém a precaução com uso da máscara profilática; 10:30h Romagem ao Cemitério nº 1 de Paço de Sousa, para deposição de flores na campa de Padre Carlos; 12:00h Eucaristia, celebrada na Capela da Aldeia do Gaiato, ao início com deposição de flores no jazigo de Pai Américo, que se espera seja um ato caloroso e muito participativo. Os cânticos da Missa estarão a cargo da nossa Tuna Musical; segue-se o almoço no velhinho refeitório. Quem desejar participar no almoço colectivo neste dia, deve efectuar inscrição, pelos meios: telemóvel do Presidente da Associação / 912 163 569 ou pelo Facebook (Messenger) / Nova Associação Gaiatos. Como Antigo Gaiato deve identificar-se e mencionar o nº de familiares que traz consigo que também desejam almoçar. Só desta forma haverá noção exacta do nº de almoços para confecção e sem desperdícios, assegurando a Obra da Rua de que não faltará almoço à mesa a todos que se inscreverem até ao dia 14. E como já era habitual, cada participante deve trazer bolinho para a sobremesa em partilha com a comunidade. Serão dadas recomendações para que se evitem aglomerados, para protecção de todos e pela responsabilidade de cada um. Evita confusões e faz a tua inscrição atempadamente.
Haverá depois a possibilidade de visita ao Museu/Memorial Pai Américo entre as 15:00h e as 17:00h; cafezinho no Bar e diversão musical no espaço contíguo, com actuação da Tuna.
Nota importante: Lançamento do 2° livro e do Álbum - Neste dia e logo na abertura do espaço para concretização do programa, teremos colaboradoras ligadas à Associação, num espaço de banca colocando à disposição dos interessados, a aquisição do livro "Esses caminhos que andamos VOL.II", um trabalho literário colectivo de 20 colaboradores, bem como do CD/ÁLBUM com onze canções inéditas, projecto este da Tuna Musical. Também estarão disponíveis algumas dezenas de exemplares do VOL. I de "Esses caminhos que andamos" editado em 2018, de onde foram extraídos vários poemas para as canções agora editadas. A Família Gaiata tem assim soberana oportunidade de levar consigo estas recordações destes projectos culturais, que a Associação desenvolve e coloca à disposição dos Associados para o seu engrandecimento cultural, a nível pessoal e com repercussão na sociedade local, no País e além-fronteiras, conforme é nosso desejo. Esperamos, pois, uma adesão cordial e fraterna, num espírito de Comunidade que todos aprenderam, e dando sentido à célebre frase de Pai Américo «A minha Obra começa quando eu morrer»... e nós Gaiatos cá estamos para ajudar a dar continuidade à sua grande herança que nos deixou, a OBRA DA RUA. Até lá, aquele abraço.
Elísio Humberto