DIA DE PAI AMÉRICO 2022 - Ficamos muito contentes por nos voltarmos a encontrar na Casa da Família Gaiata, após dois anos de interregno por via da pandemia covid-19, que nos deixou mais isolados e desejosos que este dia regressasse. Foi, pois, com grande alegria que vimos retomada pela Obra da Rua, a "Festa do Dia de Pai Américo" sempre importante para os Gaiatos, neste ano que se comemora efeméride sagrada pelo 66º aniversário do nascimento do nosso Venerável Pai Américo para o Céu.

Para um Gaiato, a história da Obra da Rua é o laço de união entre o passado, o presente e o futuro. É ela, a história, que ilumina as sombras do esquecimento e faz recordar os factos vividos em Comunidade ao longo de várias gerações, fazendo com que muitos, mesmo de longe, estejam hoje aqui presentes. A história da Obra da Rua, nossa segunda mãe, faz parte da história da nossa vida, que não se pode apagar! Pai Américo é nosso guia espiritual e a sua dignidade reflecte-se naquela frase: «A minha Obra, começa quando eu morrer». Deixou-nos fisicamente em 1956 e a Obra que fundou para remediar os pobres e salvar da desgraça a criança abandonada, ainda hoje resiste!... e nós temos a responsabilidade de ajudar na sua continuidade de serviço social.

Depois da Assembleia Geral da Associação que decorreu no salão de festas, (da qual daremos mais pormenores numa próxima edição) efectuamos as romagens às campas de Padre Carlos e de Pai Américo. Seguiu-se no largo do antigo Hospital a Eucaristia celebrada pelo Padre Júlio e de seguida quem quis participou no almoço em Comunidade, que nestes dois pontos o tempo ajudou à realização pela fórmula "campal", sempre mais airosa.

Esperamos que todos tenham passado um dia maravilhoso e positivamente inesquecível. Da nossa participação, tornamos a Missa campal mais bela e harmoniosa, com a Tuna Musical a interpretar os cânticos solenes. Decorreu ao longo do dia o lançamento do 2º livro editado pela Associação dos Antigos Gaiatos e Familiares do Norte, esta que é a 1ª edição do volume II de "Esses caminhos que andamos..." obra literária de escrita colectiva, com Retalhos de Vida de vários Gaiatos, co-autores deste trabalho.

Outro projecto, foi a criação do 1º Álbum Musical, através da Tuna, cujas letras/poemas são retirados do 1º volume do livro "Esses caminhos que andamos..." editado em 2018, onde tantos gaiatos de várias gerações se revêm. Obrigado à Sofia e à Sónia (netas da Obra da Rua) pela colaboração prestada, na banca de exposição dos artigos.

Queremos deixar um especial agradecimento àqueles que nas mais variadas formas, deram o seu contributo para a concretização destes dois projectos culturais, bem como a todos que doravante os vão adquirir e ter consigo estas maravilhosas recordações. Assim, colocamos à disposição de todos os 1º e 2º volumes do livro "Esses caminhos que andamos..." mais o Álbum Musical de onze canções inéditas. Aos interessados, é só pedir na nossa sede, à Rua de Franco, 174, Paço de Sousa; pelo Messenger / Facebook: Nova Associação Gaiatos; e através do endereço de email: associacaogaiatosnorte20@gmail.com

Elísio Humberto