ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

Convívio, 25 de Abril de 2017

Conforme divulgámos, e era nosso desejo comemorar o Dia da Liberdade, a Associação dos Antigos Gaiatos e Familiares do Norte realizou um convívio na tarde de terça-feira, do próprio dia, no Largo Gamuz, junto ao Mosteiro de Paço de Sousa. Com espírito livre e aberto à presença e participação de toda a gente, compareceram algumas dezenas de saudosistas - Antigos Gaiatos, Familiares e muitos conterrâneos amigos de Paço de Sousa - que se mostraram agradados com o evento.

Este, foi-se desenrolando ao longo da tarde, começando e terminando com a actuação da nossa Tuna musical (que estreou o equipamento novo de som), interpretando, e acrescentando ao seu já vasto reportório tradicional, versões muito originais de cantigas de Abril, com destaque para os acordes em coro e do agrado de todos, Grândola, Vila Morena eternizada por Zeca Afonso. Complementou-se com declamação de poesia de sentido à Liberdade, Igualdade e Democracia, dedicado a todos os presentes e homenageando assim todos os que lutaram por estes direitos contra a ditadura.

Também, e conforme prometido no programa, realizou-se o sorteio dos dois prémios, tendo sido premiados os números: 2º Prémio, n.° 360 e 1º Prémio, n.° 801, peru e cabaz da liberdade, respectivamente.

Fez-se uma pausa na componente sonora e artística, para dar lugar a outra "música": o aguardado convívio gastronómico, variado e suculento, partilhado por todos. Até o Vicente gostou!

As horas foram avançando sem darmos conta. Mais umas cantigas e amena cavaqueira na assistência em jeito já de despedidas, finalizando assim este agradável programa, que nos deixou felizes. Obrigado a todos que nos estimam e estiveram presentes, e queremos dizer àqueles que não puderam vir, que estiveram no nosso fraternal pensamento. Até breve, com novas notícias.

Elísio Humberto