ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO CENTRO
Foi com imensa alegria que, passado três anos, preparámos o Encontro Anual, depois do Sr. Padre Manuel Mendes, Director da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo disponibilizar esta Casa e os maravilhosos espaços envolventes.
Apesar de algumas restrições impostas pelo Instituto de Segurança Social, apareceu um grupo razoável de antigos gaiatos e suas famílias.
De manhã houve reunião da Assembleia Geral. Recordámos e homenageámos, com um minuto de silêncio, os nossos associados falecidos, a saber: Abrilina Reis (sogra do Clemente e nossa associada); "Agostinho" Martins Oliveira; João Pascoal; "Zé Araújo" (um dos três primeiros gaiatos), Susana (esposa do nosso associado Manuel Estevão) e o Luís Aleluia (gaiato da Casa do Gaiato de Setúbal).
Às 12:00h foi celebrada Missa, no Salão, acompanhada com cânticos dos gaiatos atuais, e pelo órgão, tocado pelo gaiato actual Leontino.
O almoço estava óptimo; arroz de feijão, febras grelhadas (oferecidas pelo associado Paulo Neves), salada e a banana, como fruta.
A maioria dos presentes estavam ansiosos, para que passasse o tempo da digestão, a fim de poderem mergulhar na piscina, pois o calor apertava e por isso não houve o amigável jogo de futebol com os antigos gaiatos e os actuais.
Antes do lanche, com as mesas repletas de petiscos salgados e doces, houve o "Concurso de bolos doces e salgados". No júri estava o nosso Banora de 8 anos, que escolheu um grande e delicioso Bolo Brigadeiro. Foi o primeiro prémio. O segundo prémio, foi o Pão do Pai, com mais de meio metro de comprimento. Foi confeccionado com mestria pelo Tonito, que foi padeiro na Casa do Gaiato e ainda hoje continua com essa arte. O terceiro prémio, um saboroso Bolo de Ananás, não recordo quem o confeccionou.
Queremos agradecer ao sr. Padre Manuel Mendes, por disponibilizar a Casa e o espaço impecavelmente limpo, às cozinheiras Carla, dona Nazaré, Rosinha, bem como ao Pedro Caldas e Bandarra, este, apesar de não estar bem de saúde, quis ajudar. Agradecemos ainda à Pastelaria "Do Parque", na pessoa da dona Lucília, nossa amiga, que todos os anos nos oferece uma embalagem de garrafas de água.
Lembramos, como ficou decidido no Encontro de Junho, que iremos realizar no dia 17 de Setembro, o convívio habitual, na Senhora da Piedade de Tábuas, Miranda do Corvo. Este convívio é para todos, especialmente para os que não tiveram oportunidade de estar no de Junho.
O programa será idêntico aos dos anos anteriores: 9:30h — Concentração junto à Câmara Municipal de Miranda do Corvo; 10:00h — Partida em direcção à Senhora da Piedade; 12:30h — Almoço partilhado, seguido de convívio e actividades de exploração da serra e ribeiro; 16:00h — Merenda, arrumo das instalações e despedida.
Aparece. Até lá.
José Martins