BENGUELA - VINDE VER!

Quando é Natal... é assim

Ao longo do tempo de advento, fomos convidados a preparar o caminho para que o Menino Jesus que vem ao nosso encontro possa ter acesso ao nosso coração. Jesus vem! Mas já veio há mais de dois mil e vinte anos! Continua a vir todos os dias, em cada hora e em cada circunstância da nossa vida! E mais a ainda - há-de vir no fim dos tempos para restaurar todas as coisas e entregar o Reino a Deus - nosso Bom Pai. "é Ele que nos dá a graça de nos prepararmos na alegria do seu nascimento, afim de nos encontrar alegres na oração e vigilantes na fé, celebrando os seus louvores".

É costume acontecer no seio das famílias de quando em vez receber visitas. E mesmo quando de surpresa aparecem são bem-vindas. As famílias cristãs têm a graça de receberem da Igreja Mãe o convite para dar início à preparação de tão ilustre visita ao nosso pobre mundo. Deus vem! Na humildade e na alegria, no silêncio e pobreza, numa noite venturosa e de estrelas cintilantes. É este o motivo da nossa preparação para o Natal do Senhor; endireitar os caminhos tortuosos, derrubar os montes e colinas que não nos permitem ver o outro como nosso irmão, e por isso nos afastamos do convívio junto de Deus. O pecado é sem dúvidas a grande muralha que impossibilita viver feliz na presença de Deus com os irmãos com que partilhamos este itinerário peregrinante a caminho da Casa do Pai.

Tendo terminado o tempo do advento é notório o ambiente de alegria contagiante em nossa Casa. Os mais pequenos foram encontrados a fazer presépio debaixo das bancadas do campo de futsal e deixaram tudo cheio de lodo. Puseram-se em fuga e deixaram lá o material de trabalho. Na missa do quarto Domingo o «Valu» veio e acendeu a quarta vela dentro da coroa do advento. A luz cresceu agora são quatro, e na homilia ficou dito que não mais uma quinta vela para ser acendida - a luz brilhará na noite de Natal - é o nascimento de Jesus. Noite de luz e de paz. Noite de harmonia e cânticos de louvores. Noite de gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens amados. Noite da noite feliz! Noite em que os homens são chamados a dormirem em Paz.

Dentro da preparação para o Natal foi aberto um concurso de construção de presépios por casas. Em todas as salas das nossas casas há um presépio montado. Cada um com a sua marca, sua mestria e sua originalidade. Os mais velhos da casa dois de cima fizeram no ano passado um presépio tão lindo, tão lindo que até metia inveja aos das outras casas. Tinha até piscina e um prédio. Pensavam já que haviam de ganhar o concurso. E no fim da votação tinham perdido. Qual foi a razão? No presépio nada de piscina e nada de prédios. Jesus nasceu numa manjedoura. Pobrezinho nasceu em Belém!

Os rapazes da cozinha e os que andavam a fazer o curso de pastelaria, já apresentaram as receitas para os ingredientes, os jardins foram arranjados e estão muito bonitos, foram pintados os lancis e as palmeiras do centro da calçada. O «José Graça» já fez a poda das sebes. Estão lindas, parecem mesmo um muro pintado de verdes folhas e flores vermelhas. À hora do Terço já se cantam os hinos de Natal. Mais meia hora de reflexão e três sacerdotes vieram também a convite para as confissões. Jesus quer encontrar um coração limpo para nele morar. Vamos acolhê-l'O com amor. É Natal, é assim no meio de nós, é Deus connosco. Já veio!

Padre Quim