BENGUELA - VINDE VER!
É Natal… Vinde adoremos!
A festa de Natal é o ponto alto de um conjunto de actos preparatórios realizados ao longo do tempo do advento. A preparação da coroa com os seus elementos principais: a ornamentação com a cobertura de tons verdes de folhas de casuarinas na base e em volta circular; as velas em disposição ao crescimento da luz ao encontro do seu maior resplendor na Noite santa de Natal. "O povo que andava nas trevas viu uma grande luz" (Is 9, 2). Quatro velas, quatro chamas acesas, uma só luz, um só luzeiro circular, apontam para a Luz resplandecente que brilha sem cessar desde a gruta de Belém. Em cada uma das nossas casas há um presépio feito pelos nossos rapazes; pequenos e grandes artistas! Os mais pequenos da casa mãe já pediram os jogos de luzes, e andam já nos acabamentos para o concurso do melhor presépio das casas.
A preparação exige trabalho, esforço, dedicação e muita força de vontade. O rapaz já percebeu isso. Sabe que o momento é importante, mas o antes é indispensável para que tudo possa correr da melhor maneira possível. Ao longo destas quatro semanas do Advento, tivemos ocasião de fazermos a nossa preparação espiritual através da escuta da palavra, a frequência aos sacramentos da eucaristia e ao da reconciliação (confissão), através da aceitação ao apelo de conversão. Não ficou de fora a preparação da vida comunitária e social. Com as tintas que vieram de uma oferta feita pelos nossos amigos das "tintas CIN", representados pelo Engenheiro André e o colectivo de trabalhadores que o acompanharam a nossa Casa, começamos a dar a pintura às zonas da cozinha e a casa mãe, em progressão ás outras instalações da Aldeia. A vacaria e o galinheiro já levaram nova pintura e os sectores internos da pocilga já foram descritos e destacados com tinta adequada para o efeito, permitindo assim melhor possibilidade de identificação para os visitantes. O refeitório e a cozinha também mereceram uma atenção maior pela natureza dos serviços que oferecem. O monumento com a figura de pai Américo e dois rapazes, é uma cópia do original que se encontra na praça da República no Porto. Neste Natal, todas as pessoas que nos visitarem vão ter logo aos seus olhos na parte frontal da casa esta obra de arte.
A solidariedade é uma virtude que não se deixa vencer pelas carências próprias deste tempo difícil em termos de poder de compra dos cidadãos. Nesta véspera de Natal o sorriso dos nossos mais pequenos é cada vez mais reluzente e comprometido com a alegria que vem do coração. Jesus Menino Nasceu! Este é o maior motivo de alegria!
Neste Natal de Jesus Menino, o amor é o oxigénio indispensável para a nossa vida. Quem parar de respirar morre, quem não ama deixa morrer o irmão na sua indigência e aos poucos vai morrendo também por falta de oxigénio para a alma. Neste Natal queremos estar todos em volta do amor, para amar e cuidar uns pelos outros. O amor de Deus é superior e nos leva a amar e sempre amar e até sofrer se as condições para tal efeito sejam para nunca deixar de amar o próximo. É todo um trabalho a ser feito. Deus nos ama e juntos devemos amar o irmão. Neste Natal queremos nos lembrar de todos os homens e mulheres que não têm paz, nem pão, nem amor, nem perdão para que Deus que veio visitar o Mundo lhes conceda a Paz e a consolação, e em breve a prosperidade!
Neste Natal queremos também lembrar os gestos de solidariedade tão generosa de todos os amigos e benfeitores da nossa Casa de Benguela. Vamos ter um Natal com mais alegria pois Jesus Nasceu! Neste Natal de Jesus, desde Benguela vai uma expressão de gratidão a todos os homens e mulheres de boa vontade, amigos da nossa Obra da Rua, com as suas Casas do Gaiato, o nosso Calvário, o Património dos Pobres, o Jornal O Gaiato "O Famoso", para que tenham em família um feliz Natal e um Ano Novo (2024) cheio de prosperidade. A conclusão é de Pai Américo "A Obra da Rua é já, por si, uma afirmação da Divindade de Jesus: Ela é o Mandamento Novo em marcha. O amor ao Próximo sem cerimónias, como Cristo quer que seja".
Padre Quim