BENGUELA - VINDE VER!

Parabéns ao "Famoso"

Mais um ano de Evangelização e acção marcados pelo andamento do tempo e lugar, onde os factos reais são transmitidos às pessoas que não estando dentro das nossas Casas acompanham-nas desde fora com amor. Na trajectória da Obra da Rua o Jornal "O Gaiato" tem a missão especial de comunicar com os nossos amigos e benfeitores ao longo de várias décadas sobre a vida das nossas comunidades. Como vivemos e de que vivemos; o que fazemos e como fazemos, para transformar vidas e fazer de cada rapaz um homem.

"O Gaiato" é um nome, uma referência para cada rapaz. Onde quer que esteja ao ser pronunciado chama a atenção dos presentes. "Olha, eu sou da Casa do Gaiato". "Eu cresci na Casa do Gaiato". "Eu apoio a Casa do Gaiato". "Eu fui professor na Casa do Gaiato". Expressões como estas ouvem-se aqui e acolá! Faz bem escutar estas vozes. Guardam lembranças vividas em outros tempos e circunstâncias do longo caminho da nossa corajosa e ardente história de amor para com os pobres e abandonados, os desprezados e os sem abrigo. E se é verdade que esse nome chama a atenção é porque se tornou presença incontornável na vida das pessoas sobretudo de todos aqueles cujo percurso ficou marcado. Ali onde ele chega, chega a novidade sobre a vida de centenas de rapazes e funcionários que no seu dia a dia vivem de perto as horas altas e baixas nas nossas Aldeias.

Nesta manhã chegou um grupo de profissionais ligados à área da educação e extensão de projectos de impacto social. Professores e representantes do Piaget, liderado pela Doutora Ana Perez, acompanhada pelo Doutor Luís Cruz, e pelo Rui Pedro. O objectivo era de constatar o funcionamento da nossa biblioteca e a disponibilidade para materializar um projecto desenhado com o apoio da nossa amiga Doutora Sara Magalhães, que nos visitou e esteve connosco nos meses de Julho e Agosto colaborando em actividades educativas com os nossos rapazes. E que bom foi estarmos todos unidos para a promoção de actividades educativas para o bem dos nossos rapazes. Desde então nasceu a ideia deste projecto de restauração da biblioteca velha de Casa. Bons livros, bom ambiente de leitura, bons leitores, boas ideias em perspectiva! Vamos todos de mãos dadas, crescer para fazer crescer bons hábitos para a educação de crianças, adolescentes e jovens que nos foram confiados. Esperamos em Julho pela chegada da Doutora Sara Magalhães, para a inauguração. Vai ser a festa do livro. Uma boa leitura, um bom pensamento, boas atitudes em acção.

Os nossos treze hectares de terra vão ser regados por um sistema de irrigação mais produtivo. Um pivô que nos chegou de Setúbal. Um dia destes na reunião dos Padres da Rua falei da fome e das necessidades de garantir uma alimentação saudável para as nossas crianças e os pobres que batem diariamente à nossa porta como solução dos seus muitos problemas ligados à miséria em que esta atira uma grande parte da população que não tem acesso aos bens de primeira necessidade. Vivem à margem das riquezas desta terra. E o sofrimento as adoptou. A resposta não tardou. Ouviu-se a voz do Padre Acílio e depois continuou o Padre Fernando e com o acompanhamento do Padre Júlio, como não podia deixar de ser assim. Estamos agora a montar no terreno. Chegaram os técnicos da Sulregas para levantar o pivô numa altura de 6 metros. Todos estamos muito empenhados, queremos ver crescer os frutos da terra para matar a fome aos de Casa e a quantos baterem à nossa porta, para se cumprir a passagem do Evangelho. "Até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos (donos) filhos". Parabéns ao nosso Jornal "O Gaiato", por ser este veículo de Evangelização e mobilização de meios que nos ajudam a caminhar. E fazer chegar uma mensagem de esperança a quantos andavam sozinhos na vida. A conclusão é de Pai Américo «Aparece hoje 'O Gaiato' e regressa no terceiro domingo do mês, à mesma hora, e assim por diante, todos os 1.os e 3.os até ao fim do mundo».

Padre Quim