CALVÁRIO
O tempo da Quaresma vive-se no Calvário rodeado de pequenos sinais. Foram as cinzas. É a primavera a despertar nas plantas e nos animais. Será o momento da celebração penitencial com os doentes. A oração diária do terço, bem como a eucaristia, para quantos possam e queiram. Os de Casa e os amigos que nos visitam. Em Sexta-Feira Santa faremos a via crucis! A Quinta de Beire está adornada de belas cruzes. O cruzeiro da entrada plantado no círculo máximo as cruzes no telhado da Capela Espigueiro. Há uma outra, em ferro, sobre um pilar no início da avenida das aleluias e das tílias. O cruzeiro das alminhas, redução do portal do cemitério. E as cruzes a encimar a capela construída por Pai Américo ao sabor românico. E outras tantas em pequenos apontamentos como armação em aço no poço junto da Casa Pelo Meu Sofrimento.
A cruz é um sinal inscrito no universo, a que o engenho humano foi dando forma e conteúdo. Forma e conteúdo sem fim, quer nos materiais quer no significado, exactamente porque a natureza está viva, e é essa vida que precisa de ser salva por um sinal de contradição, bem ao sabor paulino!
Nós vivemos espiritualmente este tempo experimentando nas feridas e nas dores de cada doente esse sinal de salvação. A experiência humana de tanto sofrer e tanto amar, como dizia Etty Hillesum.
Na mensagem para a Quaresma de 2024 o Papa Francisco recorda que a forma sinodal da Igreja, que estamos a redescobrir e cultivar nestes anos, sugere que a Quaresma seja também tempo de decisões comunitárias, de pequenas e grandes opções contracorrente, capazes de modificar a vida quotidiana das pessoas e a vida de toda uma coletividade: os hábitos nas compras, o cuidado com a criação, a inclusão de quem não é visto ou é desprezado. Convido toda a comunidade cristã a fazer isto: oferecer aos seus fiéis momentos para repensarem os estilos de vida; reservar um tempo para verificarem a sua presença no território e o contributo que oferecem para o tornar melhor.
No Calvário vamos tentar essa experiência no próximo dia 9 de Março com o seguinte programa:
10H00 - ORAÇÃO
10H15 - REFLEXÃO
PONTO DA SITUAÇÃO DO CALVÁRIO AQUI E AGORA - CASA DE FAMÍLIA ONDE TODOS SÃO IRMÃOS (Padre Baptista, Quando servir é amar)
12H30 - ALMOÇO
14HOO - PARTILHA
VISÃO ESTRATÉGICA PARA O FUTURO - NÃO ACREDITO QUE CADA UM TENHA O SEU LUGAR. ACREDITO QUE CADA UM É UM LUGAR PARA OS OUTROS (Daniel Faria, O livro do Joaquim)
16H30 - EUCARISTIA
Padre José Alfredo