CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
DONATIVOS
Outra intervenção da Conferência Vicentina nestes processos que também não é de somenos importância é a sugestão da pessoa, ou família que nos pareça mais indicada para utilizar estas casas. Não nos cabe a nós a última palavra nesta matéria, embora ela tenha sido respeitada por quem de direito na maior parte dos casos. Desta vez a nossa proposta é para que a casa aqui em questão seja para uma senhora viúva, já de idade, que conhecemos bem e que está a viver em casa alugada, pagando uma renda pouco compatível com os seus baixos rendimentos. De tudo o que sabemos dela, será, certamente, alguém que saberá estimar esta casa, se ela lhe for confiada.
Este assunto traz-nos à ideia a discussão que anda por aí sobre o paradeiro dos donativos para as vítimas dos incêndios na zona de Pedrógão. Sem pôr minimamente em causa a seriedade e dedicação ao Bem Comum das entidades públicas e privadas para as quais esses donativos foram canalizados, o que este e outros processos do género mostram é a importância e indispensabilidade da existência, no terreno e em contacto directo e continuado com as pessoas que lá vivem, de organizações como as Conferências Vicentinas que se devem esforçar por conhecer bem essas pessoas, as suas necessidades e aquilo que pode e deve ser feito para as ajudar.
Claro que quem está longe e quer ajudar só o poderá fazer canalizando essa ajuda para algum "intermediário" que, depois, leva essa ajuda às pessoas que dela precisam. O que estamos aqui a dizer obviamente não é nada contra quem assim faz. O ponto a que queremos chegar é que agora e sempre continua válida a máxima cujo autor os nossos queridos leitores bem conhecem: "Cada paróquia cuide dos seus pobres!" Para isso, cada paróquia precisa de ter quem se ocupe deste cuidado, seja uma Conferência Vicentina, ou seja, outra organização do género. Se uma paróquia tem Conferência Vicentina deve acarinhá-la, em vez de acabar com ela, ou deixá-la morrer. Se tem outro movimento que seja esse a ser acarinhado. Neste processo, os paroquianos leigos são essenciais, mas também é mais do que óbvio que é da maior importância o papel que o pároco pode e deve ter na criação e desenvolvimento das Conferências Vicentinas, ou doutros movimentos de acção social a nível paroquial. Que Deus ajude a que haja mais e melhores paroquianos assim, párocos assim, senhores bispos e outros responsáveis religiosos assim, mas Deus só ajuda se nós O ouvirmos e nos deixarmos impelir por Ele!
O nosso NIB: 0045 1342 40035435340 43
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da Administração do Jornal):
Conferência de Paço de Sousa, A/C Jornal O Gaiato,
4560-373 Paço de Sousa.
E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt - Telem.: 965464058.
Américo Mendes