CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
"VAI PRIMEIRO RECONCILIAR-TE COM O TEU IRMÃO E VEM DEPOIS APRESENTAR A TUA OFERTA" (Mt 5, 20-26)
Um dos casos de que a nossa Conferência Vicentina agora está a tratar é o realojamento de uma pessoa que tem estado a viver numa habitação em más condições pela qual o respetivo senhorio, ainda por cima, cobra uma renda desproporcionada para as características do espaço.
Aqui, como em quase todos os casos de que a nossa Conferência Vicentina cuida e de que cuidam outras organizações do género, na origem do problema há uma pessoa que está a fazer, ou já fez mal a outra pessoa. Por isso, o "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" deve começar sempre por olharmos para nós próprios e vermos se, até mesmo sem darmos por isso, podemos ter feito, ou podemos estar a fazer mal a alguém.
Até no próprio ajudar o próximo, podemos não o estar a fazer bem. Não estamos a dizer que seja aqui o caso, mas já temos passado por muitas situações onde as pessoas e entidades que dizem que querem ajudar não dão as mãos e até dizem mal umas das outras. Quantas vezes os Vicentinos são criticados por ajudarem determinada pessoa. Quem critica até pode ter razão, mas, se a tiver, então, em vez de ficar de fora a dizer mal, ajude construtivamente os Vicentinos a fazerem melhor.
Custa-nos muito a todos darmo-nos conta de que estamos a proceder mal com alguém e de fazermos como Cristo recomendou na passagem do Evangelho de São Mateus atrás citada: "Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão e vem depois apresentar a tua oferta". Se fizéssemos todos assim e sempre assim então haveria muito menos guerras (dentro das famílias, dentro dos locais de trabalho, entre países, etc.) e muito menos situações de pobreza (material e outras) no mundo.
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência de Paço de Sousa
A/C Jornal O Gaiato
4560-373 Paço de Sousa
Telem. 965464058 • e-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
O nosso NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato)
Américo Mendes