CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
"Combati o bom combate" (2 Timóteo 4:7)
Quando esta edição do Jornal chegar aos nossos leitores será cerca da data (24 de Outubro) em que se completarão 12 anos depois do falecimento de quem escreveu estas crónicas até ao limite das suas possibilidades físicas e mentais, mais precisamente, Júlio Mendes. Escreveu-as muito melhor do que aquilo que eu tenho feito.
É uma Graça imensa ter tido um Pai assim. Nunca o vi fazer mais nada na vida a não ser ajudar o Próximo de várias maneiras ao seu alcance. Foi a sua vida quase toda dedicada, de corpo e alma, à Casa do Gaiato, até ao limite das suas forças. Foi a sua iniciativa de criação desta Conferência Vicentina para a qual trouxe um grupo de jovens da paróquia na qual ele e todos trabalharam em excelente equipa até ao limite das forças de cada um. Foi a sua colaboração noutras organizações e iniciativas solidárias de cá e doutros sítios para as quais também trouxe outros para o serviço ao próximo.
Houve um tempo e que se contavam pelos dedos as famílias cá da terra que não tivessem sido ajudadas por ele de alguma forma.
Quando vinha almoçar a casa trazia quase sempre consigo um envelope e tinha à sua espera alguém à porta. Isso eram as muitíssimas cartas que escrevia, de forma persistente, a várias entidades até conseguir a pensão de reforma, ou outro direito social que as pessoas tinham, mas do qual não usufruíam num tempo em que a iliteracia e outras barreiras impediam esse acesso.
Nos Domingos à tarde o seu "passatempo" era ir visitar as várias famílias acompanhadas pela nossa Conferência Vicentina, levando-lhes alguma ajuda material entregue discretamente, quando ela era necessária, ou simplesmente para saber como é que cada delas uma estava. Levou-me muitas vezes pela mão nessa ronda quando eu era criança.
Quando faleceu, o que me ocorreu como lema da crónica que redigi nessa altura para este jornal foi o que S. Paulo disse, no final da sua vida, na 2.ª Carta a Timóteo: "Combati o bom combate. Cheguei ao fim da minha vida. Guardei a fé."
Que Deus me ajude e nos ajude a todos a travar este tipo de combate ao longo das nossas vidas porque, assim, haverá menos dos outros combates em que os seres humanos se matam uns aos outros física, ou psicologicamente.
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência de Paço de Sousa
A/C Jornal O Gaiato
4560-373 Paço de Sousa
Telem. 965464058 • E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
O nosso NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato).
Américo Mendes