CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

A dádiva da vida

Esta crónica está a ser escrita no dia da Imaculada Conceição que é considerado como uma "Festa Regulamentar" para as Conferências Vicentinas, ou seja, uma festa que devem celebrar, fazendo-o, se possível, não de forma isolada, mas em conjunto com as outras Conferências da mesma zona.

No ano passado, a nossa e as outras Conferências do Conselho de Zona de Penafiel celebraram esta festa em conjunto na Capela da Casa do Gaiato de Paço de Sousa. Este ano isso vai ser feito, também em conjunto, na Igreja Paroquial de Oldrões, na última das 24 horas de oração que a paróquia local organiza todos os anos por esta altura.

Por que é que esta é uma festa especial para as Conferências Vicentinas?

Comecemos pelo que é mais essencial nesta festa. Ela celebra a vida como uma dádiva de Deus aos seres humanos, aqui representados por Nossa Senhora, para que cada um aceite e viva essa dádiva como Nossa Senhora o fez, ou seja, para que se faça em cada pessoa a vontade de Deus e, assim, cada um também possa transmitir vida aos outros.

O que é que isto tem a ver com a acção vicentina? Tem tudo a ver porque a acção vicentina deve ser agir de acordo com a vontade de Deus através do cuidado das pessoas em situações de vida mais vulneráveis por serem vítimas de violência por parte doutras pessoas, ou por razões de carência económica, doença, isolamento ou outras. Tudo isto deve ser feito como Nossa Senhora o fez, ou seja, da forma mais discreta possível e sem procurar protagonismo, ou outras vantagens pessoais.

Vem aí o Natal que também deve ser um apelo à vida vivida no serviço ao próximo e não consumida na procura das riquezas materiais ou outras conseguidas à custa da vida doutras pessoas.

Um Santo Natal para todos os nossos leitores e suas famílias?

O nosso NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato)

Américo Mendes