CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

OS VENDILHÕES DO TEMPLO — A crónica da hoje é breve, mas o assunto tem muito que se lhe diga. Não tem a ver com alguma situação que tenha ocorrido na nossa Conferência, mas, como andamos por aí, já vimos ocorrer situações como as que vamos aqui referir e ninguém poderá dizer que está sempre livre disso.

Essas situações são aquelas onde alguém se aproveita da religião para obter vantagens pessoais. Isto também se aplica a quem também faz da ajuda ao próximo um instrumento para obter vantagens pessoais.

Todos conhecem a passagem do Evangelho sobre os vendilhões do Templo. Essa foi a única situação da vida pública de Jesus onde Ele, para além da violência das palavras que dirigiu aos vendilhões que expulsou do Templo, também recorreu à força física para o fazer. Isto pode querer dizer que fazer da Casa de Deus um instrumento para obter vantagens pessoais deve ser dos actos que mais revolta a Deus.

Que Deus nos ajude a não cairmos em situações destas, incluindo quando estamos a fazê-lo sem darmos por isso! Que Deus também nos ajude a denunciar e a não compactuar com vendilhões do Templo que possam andar por aí! A Casa de Deus e a ajuda ao próximo não são para isso.

Américo Mendes