CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
"SERÁ PERMITIDO AO SÁBADO FAZER BEM OU FAZER MAL, SALVAR A VIDA OU TIRÁ-LA?" (Mc 3,4) — Hoje trouxe para aqui esta passagem do Evangelho de São Marcos que tem uma forma de ser entendida num sentido que é relevante para muitas pessoas em certas situações de pobreza, situações essas que também vão acontecendo cá nos trabalhos da nossa Conferência. Estou a referir-me a leis e a outra regulamentação que até podem ter sido instituídas com boas intenções, mas que, na prática, são barreiras difíceis de ultrapassar por pessoas pobres, ou que são implementadas sem o devido respeito pela dignidade humana.
Claro que tem que haver leis e outra regulamentação, mas há muitas maneiras de as delinear e de as implementar. Ora muitas vezes isto é feito sem se ter em devida conta as dificuldades que as pessoas pobres podem ter em lidar com essas leis e essa regulamentação e os seus impactos negativos nessas pessoas.
O que deve prevalecer é fazer o Bem e salvar vidas. As leis e outra regulamentação devem estar ao serviço do Bem e da salvação de vidas. Não pode ser ao contrário.
Agora que o país está outra vez às voltas com a redefinição da sua governação, que não se esqueça este princípio! Se for esquecido, as pessoas que acabarão por ser mais prejudicadas serão as mais pobres.
Américo Mendes