CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

AINDA SOBRE AS CINCO VIRTUDES VICENTINAS — Na crónica anterior falamos aqui das "cinco virtudes vicentinas" relembradas no momento de reflexão espiritual da penúltima reunião do plenário das Conferências Vicentinas da nossa zona. No último plenário voltamos a recordá-las porque isso nunca é de mais.

Dessas cinco virtudes, retomamos aqui uma delas, a saber, a doçura: devemos tratar as pessoas que ajudamos com amabilidade e benevolência, sem arrogância e sem impaciência, mesmo que isso, por vezes, nos possa custar muito.

Nesses plenários partilhamos, muitas vezes, situações que ocorrem nas várias Conferências e na nossa também de pessoas que são ajudadas e que, depois, têm mau comportamento em vários domínios que nos dão vontade de perder a tal virtude vicentina da doçura. Não poderá ser por isso que não devemos ajudar essas pessoas, obviamente, sem prejuízo da "correcção fraterna" no sentido de combater esses maus comportamentos.

Dito isto, são situações com que é difícil lidar. Por vezes, geram problemas dentro das próprias Conferências. Outras vezes geram problemas entre as Conferências e as suas comunidades onde há sempre pessoas mais dispostas a criticar do que a colaborar na ajuda ao próximo.

Que Deus nos ajude e nos dê paciência, persistência e sabedoria para lidar bem com estas situações!

Américo Mendes