CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
JUNTOS PODEMOS FAZER MAIS E MELHOR — Uma parte dos membros da nossa Conferência Vicentina, a que se juntaram alguns familiares e amigos, contribuíram para uma boa participação do conjunto das Conferências do concelho de Penafiel na Peregrinação Nacional Vicentina que se realizou em Fátima no passado dia 13 de Abril. Este é um momento alto da vida do Movimento Vicentino todos os anos. Este ano fizemos um esforço para estarmos presentes, da melhor forma que nos foi possível, de forma articulada com os nossos confrades das conferências que nos estão mais próximas.
Isoladas, ou com pouco contacto umas com as outras, há o risco das Conferências Vicentinas irem perdendo o ânimo que é preciso para cumprirem bem a sua missão. Para além de eventos como a peregrinação atrás referida, a forma que mais utilizamos para nos irmos mantendo em contacto, partilharmos experiências e ajudarmo-nos mutuamente naquilo em que for necessário e que estiver ao nosso alcance consiste nos plenários que procuramos realizar todos os meses envolvendo as conferências do nosso Conselho de Zona constituído pelas Conferências do concelho de Penafiel. Umas conseguem ser mais assíduas, outras nem tanto, mas todas as que estão activas vão fazendo o que podem para estarem atentas e acudir às situações onde a acção vicentina é precisa.
Actualmente, somos doze conferências activas neste concelho. Vamos ver se é possível reactivar duas. Além destas, temos mais que, em má hora e com más influências, se desligaram do Movimento Vicentino. Se pudermos estar juntos, conseguiremos fazer mais e melhor. Vamos ter esperança e fazer os possíveis para que assim aconteça. A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Américo Mendes