CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
SENHOR, A QUEM IREMOS? (Jo 6, 68) — Aconteceu no tempo de Jesus, aconteceu antes disso, tem acontecido sempre disso e certamente continuará a acontecer esta desorientação de muitos seres humanos de não saberem que ideias e que caminhos seguir nas suas vidas.
A melhor resposta para esta desorientação foi, é e será sempre a mesma: "Tu tens palavras de vida eterna" (Jo 6, 68). O essencial dessas palavras sabemos bem qual é: "Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.", praticando este mandamento todos os dias nas nossas famílias, nos nossos locais de trabalho, em movimentos organizados de serviço ao próximo como as Conferências Vicentinas, ou noutros.
Fazer isto desde pequenino e levar outros, desde pequeninos, a fazer isto também não é fácil. É um assunto recorrente nas Conferências Vicentinas. Falamos dele muitas vezes nas reuniões que temos com as Conferências da nossa zona e nas reuniões mais alargadas que temos com as Conferências de toda a diocese, como foi o caso na última que aconteceu, como é costume, no primeiro Sábado do mês.
Consegue-se atrair os jovens e outros menos jovens para iniciativas pontuais de solidariedade, mas é muito difícil fazê-lo para um trabalho continuado e organizado de serviço ao próximo. Às vezes dizem que não têm tempo, cansam-se, muitas vezes desentendem-se umas com as outras e sei lá que mais que acontece para desistirem e não irem mais para lá do que essas colaborações pontuais.
Há dias, num encontro de pessoas e de organizações que andam nesta faina do serviço ao próximo que mais precisa, algumas delas deram testemunho de uns dias que passaram em contacto com gente que anda na mesma faina em zonas muito pobres e cheias de problemas sociais, em Moçambique. Essas pessoas foram lá numa atitude generosa de ir ajudar quem lá estava, mas foi muito mais o que trouxeram do que o que lá levaram. E o que de mais importante de lá trouxeram foi o que os moçambicanos pobres com quem contactaram lhes disseram: "Nós somos pobres. Não temos nada para vos dar. Só vos podemos dar a grande alegria por vos receber."
Todos nós, qualquer que seja a nossa condição, temos alguma coisa em que podemos ajudar quem precisa, assim estejamos atentos ao próximo que Deus vai colocando nos caminhos das nossas vidas. Pode ser só um sorriso de sincera alegria. Se fizermos isso, saberemos responder à pergunta: "Senhor, a quem iremos."
Américo Mendes