CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

QUEM IRÁ CUIDAR DE MIM?Há dias, uma amiga minha que é da Índia pediu-me para fazer parte do júri de um concurso que a universidade onde dá aulas organizou em conjunto com universidades de vários continentes. Para concorrer os alunos deviam apresentar o projeto de uma iniciativa na área do cuidado das pessoas idosas.

A escolha deste tema mostra que ele é relevante por esse mundo fora, mas, se há sítio onde essa relevância é maior, é neste país onde vivemos. Portugal combina duas situações que fazem com que estejamos numa das piores situações a este respeito: já há várias décadas e nas que temos pela frente somos dos países onde o processo de envelhecimento da população é mais rápido, ao mesmo tempo que somos dos países onde há menos equipamentos e serviços de cuidado das pessoas idosas.

Quanto à tendência de envelhecimento da população, não se prevê que se vá inverter até, pelo menos, 2050. Também não está à vista nenhum investimento em grande escala para aumentar e melhorar as respostas sociais e das famílias no cuidado das pessoas idosas.

O que está à vista é tudo ao contrário do que deveria ser. A nível político e em sectores da população cada vez maiores, incluindo nas gerações mais jovens, o que se vê ganhar terreno são posições que só agravam o processo de envelhecimento da população como é o caso em matéria de imigração.

O que tem estado a acontecer e vai continuar a acontecer em matéria de organização das famílias e das actividades económicas vai ao contrário do que seria preciso para que as famílias possam assumir um papel importante no cuidado dos seus idosos.

No que toca à oferta de equipamentos e serviços neste domínio, tem havido algum aumento para quem tenha dinheiro para pagar por eles, mas as dificuldades são cada vez maiores para as organizações cuja missão é cuidar preferencialmente das pessoas que não têm essa capacidade económica.

Nos festejos de Ano Novo, com os seus habituais votos de Paz, Amor e Saúde, é fácil esquecer que este novo ano será, para todos nós, sem excepção, mais um a caminho do fim das nossas vidas neste mundo e, por isso, mais um onde se vai colocar, com mais força, a todos os nós, qualquer que seja a nossa idade, a pergunta "Quem vai cuidar de nós?".

Desejamos aos nossos leitores que disso precisarem que tenham quem cuide bem de vós, e aos que não precisarem, mas estiverem a cuidar de alguém, a força física e espiritual para que possam desempenhar esta tão necessária missão.

Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)

Conferência Vicentina de Paço de Sousa

A/C Jornal "O Gaiato"

Largo da Casa do Gaiato, 94

4560-378 Paço de Sousa

Telem. 965464058

E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt

Américo Mendes