CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

A Ganância

Há dias, numa das voltas que costumamos fazer pelas Casas do Património dos Pobres da paróquia, na função que a nossa Conferência Vicentina assumiu, desde há muito, de colaborar com a Fábrica da Igreja no zelo por este recurso, demo-nos conta de situações que são fruto da ganância.
Se, na generalidade dos casos, os vizinhos destas casas também colaboram nesse zelo por essas casas e no cuidado por quem lá mora, há um caso, ou outro em que o que existe é ganância. Mais precisamente, o que vimos foi a apropriação indevida de nesgas de terreno pertencentes a estas casas e outras tropelias por parte de certos
vizinhos.

Quem assim faz deveria saber que, quando for para o outro mundo, não vai levar na bagagem essas nesgas de terra, e que quando lá chegar a sua hora de prestar contas, o Criador vai perguntar-lhes o que é que fizeram cá neste mundo por Ele, encarnado nos mais pobres.

Infelizmente vê-se muito disto por aí, ou seja, pessoas a roubarem a outras "nesgas de terra" de vários tamanhos e feitios, fazendo-o muitas vezes a quem menos tem.

Nenhum de nós está isento deste pecado. Por vezes, sem querer, podemos estar a tirar a outros, indevidamente, algo que até pode parecer pouco, mas que para eles é muito.

Por isso, temos todos obrigação de, não só estarmos atentos para não cairmos nesta tentação, mas também de dar aos outros as "nesgas de terreno" que lhes fazem falta para terem uma vida

condigna.


Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da Administração do Jornal):

Conferência de Paço de Sousa

A/C Jornal O Gaiato

4560-373 Paço de Sousa

Telem. 965464058 • E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt

O nosso NIB: 004513424003543534043

Américo Mendes