DA NOSSA VIDA
Doação
Prepara-se com todo o afã a próxima Jornada Mundial da Juventude. Milhares de jovens e adultos de todo o mundo concentrar-se-ão em Lisboa no próximo Agosto, em redor do Sucessor de Pedro, o Santo Padre Francisco.
Será um tempo caloroso e animador dos corações que se abrirem neste encontro a Jesus Cristo e a Sua Mãe Maria Santíssima, em Igreja, mas também o ponto de partida, para muitos dos participantes, do momento de início de um novo compromisso nas suas vidas, para algum dos muitos serviços que a Igreja presta à humanidade.
Dentre estes, a doação inteira da vida em favor dos Pobres, parcela do Povo de Deus que constitui a sua maior riqueza. Uma doação que ultrapasse os limites postos pelos critérios humanos, para que se alarguem aos critérios de Deus: Dar sem medida.
A vocação consagrada, formal ou informalmente, é um dom de Deus, e são estes dons de Deus que pedimos e esperamos sejam derramados abundantemente como corolário desta J.M.J. em Portugal. A Igreja os acolhe e a Igreja os envia para a seara do mundo em que os trabalhadores são sempre poucos.
Os Pobres hão-de ter o seu quinhão. Dentre eles, nós havemos de receber os pais e as mães de que os nossos carecem, numa entrega em fidelidade à vocação recebida e em liberdade assumida. Como é premente esta carência, e como é difícil aparecer quem se disponha, apesar da simplicidade que caracteriza esta missão!
O mundo convida a outros voos. A avidez por tantos bens materiais ou a ansiedade por se deleitar com a vida, em cada dia que passa, retira qualquer espaço de abertura radical ao serviço dos outros. A opção primordial de hoje é ganhar a vida, ao que Jesus Cristo claramente contrapõe o perdê-la, para a ganhar: «Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho salva-la-á!»
O vento sopra onde quer, e não sabemos de onde vem nem para onde vai. Assim nascem as vocações, especialmente as destinadas ao serviço daqueles que não têm com que retribuir. Vidas temperadas assim são verdadeiramente livres para cumprir o seu ideal, vão impelidas pelo Espírito que sopra.
Padre Júlio