LIVROS
O padre Américo e a sua obra foram já objecto de diversos trabalhos, cuidadosamente referenciados por Ernesto Candeias Martins. Para além de registos biográficos e memorialísticos, bem como de algumas monografias, é justo realçar, pela sua importância, a investigação conduzida durante cerca de uma década por João Evangelista Loureiro, que culminou na sua tese de doutoramento (L'Obra da Rua et l'éducation des enfants privés de milieu éducatif, Universidade de Lovaina, 1972). João Evangelista Loureiro desenvolveu, sobretudo, uma perspectiva psicopedagógica, procurando compreender o sentido e a pertinência do modelo da Obra da Rua. Ernesto Candeias Martins sugere-nos um olhar histórico, onde estão muito presentes as aproximações biográficas e as preocupações educativas.
O presente trabalho encontra-se dividido em três partes principais: A pedagogia da Obra da Rua, O papel do ambiente no projecto educativo das Casas e O projecto educativo de formação para a vida. Articulando uma reflexão histórica e pedagógica, Ernesto Candeias Martins explica os fundamentos da Obra da Rua, no quadro de uma «pedagogia do encontro», bem como o papel que o «ambiente» desempenha no dia-a-dia de uma instituição organizada a partir da «vida em comunidade». A última parte é dedicada, mais especificamente, à compreensão de um projecto educativo que procura «formar para a vida».
Ao sugerir, nas palavras finais, a originalidade e a eficácia da Obra da Rua, Ernesto Candeias Martins chama a atenção para contextos educativos e propostas pedagógicas que não têm sido devidamente estudados. O retrato histórico da educação em Portugal escreve-se, quase sempre, a partir da documentação oficial (fontes legislativas e arquivos do Estado), valorizando principalmente o ensino formal. É preciso abrir novas áreas de pesquisa e elucidar o nosso passado-presente a partir de outros pontos de vista. É o que procura fazer Ernesto Candeias Martins neste seu trabalho. Rigoroso e metódico, ele merece uma leitura atenta, não só daqueles que se interessam pelo padre Américo ou pela Obra da Rua, mas de todos quantos desejam compreender o processo histórico de construção da modernidade pedagógica e a organização de modelos educativos que não se esgotam no estritamente escolar. - Do Prefácio de António Nóvoa.
Os pedidos podem ser feitos à Casa do Gaiato de Paço de Sousa, através do telefone 255752285, por e-mail: geral@obradarua.pt, por carta ou no site: www.obradarua.pt