Malanje
HOJE, véspera do dia de Pai Américo, recebemos duas novas crianças. Emanuel de 4 anos; até agora vivia com uma família de acolhimento que o recebeu ainda bebé. Aparentemente eles não podiam ter filhos. Agora, nasceu-lhes um e dizem não poder continuar com aquele que acolheram. Assumimos que o pequeno não tem família, seguros de que se o propuséssemos para adopção, ela apareceria, como já nos tem acontecido em outros casos.
O outro, é o Fernandito. Este não tem mãe, mas tem pai - a quem por duas vezes se insistiu para que viesse a nossa Casa, assinar os documentos para que o pequeno fique na Casa do Gaiato, até agora... impossível. Quando viu que o Emanuel ficava e que a ele iriam novamente levá-lo, começou a dizer que tinha que ficar, porque o carro do padre estava muito sujo e tinha que o limpar - este artista passa por ter 5 ou 6 anos.
Este ano decidimos fazer as nossas hortas na Carianga - que terra tão agradecida! Quando vem uma visita, sempre nos pergunta se usamos fertilizantes! Repolho, cebola, beringela, beterraba, tomate pimentão - durante alguns meses vamos comer verduras. Também transformámos um contentor num depósito de água, forrando-o com blocos de cimento. Isto vai permitir cultivarmos milho em tempo seco, graças ao fluxo de água que terá.
Já começámos as obras de reparação dos telhados, graças a uma ajuda económica da nossa Obra, de um empresário amigo e com a indispensável ajuda dos nossos rapazes: «O que eles podem fazer, não seja entregue a estranhos». Também, brevemente, começaremos com a ampliação das nossas escolas, com a ajuda de Manos Unidas, que nos financiará, fundamentalmente, o material. Se nos apresentam meses de muito trabalho, mas felizes!
Padre Telmo está novamente em Portugal dando apoio no Calvário. Nós estamos com muitas saudades e rezamos para que regresse a Malanje. Também nos lembramos do nosso Padre Baptista, pois é difícil lembrar-mo-nos do Calvário sem que o seu criador nos venha à memória. Deus queira que um dia voltem os dois a estar juntos.
Padre Rafael