MALANJE

Continuamos os trabalhos de reabilitação, sempre contando com a colaboração dos próprios rapazes. Esta semana, começaram a desmontar o telhado da casa 1. Praticamente terminamos o Posto de Saúde. Os rapazes, com a ajuda de um electricista, estão a colocar a electricidade. As portas estão a ser feitas, por eles, na nossa carpintaria e, outros, irão tratar da pintura do interior e do exterior — de momento, estão a terminar a pintura exterior da casa das Irmãs.

Na casa 3, onde ficam os «Batatinhas», começámos a reparar as camas e a colocar novos colchões e roupa de cama, que veio no contentor do ano passado. A ideia é fazê-lo em todas as casas. Como sempre, o mesmo problema: — Onde está o dinheiro? — e como sempre a mesma solução: — Pedindo...

Na Educação, um dos maiores problemas que enfrentamos são os castigos quando não se portam bem e, sobretudo, que sejam aceites. Em nossa Casa, o ano passado, começámos a elaborar um regulamento interno. Dentro do Regulamento, há uma parte dedicada às faltas, punições e trabalhos comunitários, dependendo da gravidade. De verdade, este ano, até agora, não temos tido protestos... «não há segredo, foi feito por eles mesmos».

Faz um mês que o Fernandinho, que tem 5 anos, me disse que queria regressar para casa do seu pai (que é alcoólico); motivo? Todos os dias um... Passados uns dias, me dei conta que não estava a prestar atenção aos «Batatinhas», pois estava todo o dia na Carianga. Assim, comecei a vir mais cedo e a dar um passeio com eles pela quinta ao fim da tarde... ultimamente não me tem dito nada sobre o regressar a casa do pai, só quer passear todas as tardes. Cada dia me impressiona mais a rapidez com que se curam as feridas de um rapaz e as nossas, às vezes nem em toda da vida — atenção, carinho, paciência...

Desde que nos mandaram parar com a exploração de madeira, a maior fonte de receitas da nossa Casa, temos estado parados. Por enquanto só temos em marcha a bloqueira e um pouco de serralharia. Pensamos em reactivar a agro pecuária. Para isso, são necessárias uma série de condições: semeadora e recolectora de milho, sistema de rega... e poder criar galinhas e porcos. Tudo o que tínhamos, está obsoleto. Somos padres da Rua — é ali que mendigamos.

Padre Rafael