MALANJE
Na semana passada recebemos um contentor cheio de pés de mangueiras, laranjeiras, tangerinas e xape xape. Um compromisso do Ministro na sua visita ao Gaiato e que hoje se faz realidade. Com a orientação do Engenheiro Walter, um grupo dos nossos rapazes se dispõem a plantar mais de 2.000 pés. Sempre amei as árvores, e ver os rapazes nesta actividade me enche de paz.
Nos despedimos do ano em meio à tradicional fogueira com algumas garrafas de campão sem álcool e com música de fundo. Os «Batatinhas» dançam e a pular de alegria, as crianças são um espelho do que acontece à volta deles. Alguns dos mais velhos ficaram toda a noite até o amanhecer.
Com nosso Zézito, seminarista que tem muito jeito para a electricidade, aproveitamos as férias para ligar alguns dos candeeiros da estrada principal da estrada. Conseguimos colocar uns cem metros de passeios. O próximo desafio é colocar o pavimento em cimento. Já pedimos orçamento e nos cobram 100 euros por metro linear. Esperamos poder fazer aos bocados para ter uma entrada como merece a nossa Aldeia.
Na última assembleia marcamos os objectivos para este ano: Tomar consciência das nossas responsabilidades, fortalecer as relações fraternas e cuidar da limpeza da aldeia. Agora temos de ver os meios para pôr em prática na área comunitária, educação, trabalho e espiritualidade. Fazer de cada Rapaz um Homem passa por que aprendam a governar a sua vida.
Padre Rafael