MALANJE
Há alguns dias recebemos a visita do Eduardo e da Mia com um carro cheio de livros para inaugurar a nossa biblioteca com os primeiros livros. Depois de muitos anos vamos ter um espaço para navegar (não na internet) com a nossa imaginação, graças à leitura. A Obra foi responsável por nos apoiar na reabilitação, um grupo de amigos de Portugal os livros e nós a vontade de os usufruir. Um compatriota costumava dizer que, quando se abre uma biblioteca, está-se a lutar contra a segunda pobreza do mundo e abre-se uma janela... a abertura do conhecimento... a abertura da educação.
Há alguns dias, ouvimos nas notícias que muitos doentes eram abandonados no hospital e que, quando tinham alta, não tinham família que os acolhesse. Rapidamente me veio à mente o nosso Calvário e como seria maravilhoso poder oferecê-lo a tantos doentes abandonados e incuráveis que vagueiam pelas ruas... continuemos a sonhar e a rezar.
Na semana passada caiu um pouco de chuva e disseram-nos que no final de Setembro começará a sério. A terra está a ser preparada... já nos ofereceram as sementes de milho e feijão... os tractores ainda estão por arranjar... para um deles já temos as peças a caminho. Penso nas centenas de famílias que têm os olhos postos na nossa Casa do Gaiato para poder preparar-lhes um pedaço de terra, para que eles possam ter um pouco de mandioca para comer.
Nestes últimos meses deixaram-nos o Tio Mingo e o Tio António... dois catequistas muito queridos da nossa Casa. O primeiro parece ter sido um cancro, e o segundo depois de uma paralisia lateral que durou mais de cinco anos. Esta terra deixa-nos verdadeiras testemunhas do Evangelho, na simplicidade e na humildade, e põe em evidência as frágeis estruturas de saúde dos nossos hospitais. Mas como diz o povo africano: "quando chega a hora, ninguém pode recusar"; descansem em paz e intercedam por nós que ainda estamos a caminho.
Estamos na recta final dos nossos laboratórios, certamente estarão concluídos no final de Setembro e queremos inaugurá-los o dia do nascimento do Padre Américo de uma forma mais festiva, pois é o dia do santo padroeiro da Escola da Casa do Gaiato.
Padre Rafael