MALANJE
Dezembro além de ser o mês do Natal aqui também é o tempo das Mangas. A variedade das mangas são conhecidas pelos nossos batatinhas: manga goiaba, manga maçã, manga passarinho, manga mandioca… acho que os nossos gaiatos deram a cada mangueira um nome.
Os chefes já tiveram a primeira reunião para organizar o Natal: Presépio, desenhos, actividades… este tempo é muito querido pelas nossas crianças. Como toda a criança estão desejosos da prenda de Natal e um jantar com alguma gasosa, bolinhos e sambapito… o brinquedo seguro que algum benfeitor fará chegar.
Estamos muito concentrados no fabrico de novas camas e bancas que nos foi financiado por um grupo de missões da paróquia de São Miguel de Saragoça. Outra situação é a construção da estrada principal da nossa Aldeia que, ademais dos passeios, queremos pôr a iluminação… são mais de 350 metros… o mais complicado é arranjar uns trocos para comprar o cimento.
Neste ano conseguimos reparar o motor do camião grua e da retro-escavadora… agora toca a reparação das rodas e direcção do Land Crusier que se partiu na estrada… graças a Deus não houve nenhum acidente.
Celebramos desde Malanje os 98 anos do nosso pai Telmo, esperamos o seu regresso no mês de Janeiro para celebrar os 60 anos da nossa Casa. O mês de Novembro foi de muita chuva… por duas vezes a água passou por cima do dique da lagoa e em Malanje mais de 700 famílias ficaram sem casa e 6 mortos… não me lembro de um mês com tanta chuva… a mudança climática é já uma realidade em África.
Padre Rafael