MALANJE

Hoje, 3 de Janeiro, Festa do Santíssimo Nome de Jesus, a nossa Casa em África completa 60 anos desde a sua fundação. De uma forma muito simples, celebrámos uma missa e reunimo-nos à volta de um funge para dar início a este ano jubilar. A missa foi animada pelos nossos jovens com as suas belas vozes e cânticos. E, claro, um jantar preparado por eles, como diz o nosso ditado.

Gostaríamos muito de ter o Padre Telmo nesta celebração e, por isso, tivemo-lo sempre presente. Durante a missa rezámos pelo Padre Manuel António que nos acompanha do céu.

A nossa Casa em Angola passou por muitas situações e dificuldades. Os inícios, a independência, a guerra, a reconstrução... Mas sempre a receber crianças e a fazer delas homens, como dizia o nosso Padre Américo. Não podemos negar que há muito para semear nesta terra de Angola e de África.

Sonhamos que a Obra desabroche em todo o seu esplendor e em todas as suas modalidades. Sonhamos que novos seminaristas e outros padres se juntem a esta desafiante e maravilhosa missão. Sonhamos que aqueles que foram criados na Casa do Gaiato se tornem verdadeiros herdeiros e continuadores da nossa Obra onde quer que ela esteja. Jesus, continua a dar-nos força nas nossas fraquezas e dificuldades para que possamos ter as tuas mãos estendidas para os pobres.

Padre Rafael