MALANJE
Bilson e Kicas são o dois novos «Batatinhas». O primeiro tem 4 anos e o segundo 6. São irmãos do nosso Natá que actualmente tem 12 anos.
Ambos viviam com a mãe que está sumida no álcool e ainda anda com o bebé no colo. A mãe sai de manhã à procura de valores para poder beber e regressa à tarde. Os meninos ficavam no bairro e comiam o que lhes davam ou encontravam.
A tia Rebeca estava a fazer o almoço quando se lhe aproximou o pequeno Kicas e se ofereceu para ajudar. A tia Rebeca pergunta se ele sabe fazer alguma coisa. Logo ele respondeu que costuma cozinhar para seu irmão quando anda a reclamar. O Bilson, que se apercebeu da conversa, logo saiu a se defender dizendo que ele sabe assar mandioca no fogareiro.
O Natá está muito feliz desde a chegada de seus irmãos. O Natá é um rapaz que se destaca tanto na escola como no trato com as coisas dele… Gosta muito de cantar na Capela. Eu disse-lhe que agora tem mais uma responsabilidade e que deve cuidar dos seus irmãos… Esse é o seu compromisso… O Natá assentiu com um sorriso na boca. Hoje quando estava a tomar o pequeno-almoço na salinha vi passar ao Natá em direcção à casa-Mãe para ver se o seus irmãos já acordaram. Isto é a Casa do Gaiato… Família para quem não a tem e, se a tiver, reuni-la. Fica no nosso coração a imagem da sua mãe e seu bebé no colo a deambular pela cidade à procura de álcool. Problemas que ainda ficam na gaveta.
A Obra da Rua, mesmo que cuide das crianças, não pode esquecer que nas ruas das cidades continuam a chamar por ela… A Obra da Rua mãe.
Padre Rafael