MALANJE

No dia 18, todos os Padres da Rua se reunirão para rezar, meditar e reflectir sobre o nosso ministério de sacerdotes ao serviço dos pobres e como servir com maior dedicação a Obra da Rua. Terminaremos o Retiro com a eleição do novo director da Obra da Rua. Pedimos a oração de todos para que o Espírito Santo nos ajude a discernir e a ajudar o próximo sacerdote que assumirá este serviço aos pobres, à Obra e à Igreja.

Ao mesmo tempo que vemos como em Portugal as Casas do Gaiato são obrigadas a reformular a sua forma de estar, devido a inúmeras dificuldades e até a abrir novas formas de continuar o seu serviço e dedicação aos mais pobres, em Angola não deixamos de receber pedidos de entrada e centenas de necessidades à volta das nossas Casas. Tudo isto deve ajudar-nos a continuar a ser uma resposta não tanto de quantidade mas de qualidade. Temos de abrir os nossos corações e as nossas mentes. O grito de ontem do Padre Américo em Portugal pode ser ouvido hoje em Angola.

A vida é cada vez mais exigente e a educação é um desafio constante. As nossas crianças precisam de recursos, de apoio... para poderem sonhar com um futuro melhor. A formação académica tornou-se uma prioridade absoluta. Por esta razão, é necessário acompanhar os processos formativos de uma forma mais personalizada e procurar formas de os tornar bem sucedidos. Não devemos esquecer a formação religiosa nas nossas Casas se queremos que a semente da caridade permaneça naqueles que serão os continuadores da Obra.

Padre Rafael