MALANJE

No ano passado, embarcámos num novo desafio na nossa Aldeia. O objectivo era reabilitar o Campo de Futebol de Salão, que se encontrava muito degradado, e criar as condições para que, juntamente com o Complexo Escola do Gaiato, iniciássemos uma série de cursos e actividades desportivas que servissem para fortalecer valores através do Desporto.

Para isso, foi preparado um projecto e pediu-se a colaboração de três instituições, devido à dimensão do projecto: Manos Unidas, Mundo Orenda e o Parlamento da Andaluzia. Finalmente, conseguimos o financiamento e o apoio destas instituições e as obras tiveram início em Janeiro de 2025. Durante a realização das obras surgiram alguns imprevistos, como: reparar o interior dos balneários e construir um passeio ao redor do recinto para evitar infiltrações de água. Após conversarmos com o empreiteiro e recebermos um orçamento, percebemos que com 6.000 euros conseguiríamos realizar essa melhoria. Por esse motivo, pedimos aos nossos Leitores e Amigos da Obra da Rua um apoio económico. Para isso, podem transferir os valores para a Conta da Casa do Gaiato de Malanje em Portugal, com o IBAN: PT50 0010 0000 0158 2730 0016 7.

No mês de Março, fizemos uma visita ao projecto de desnutrição em Kessua, onde são atendidos cerca de 50 casos de crianças com menos de 4 anos. Tentámos conter as lágrimas ao ver que, ainda hoje, num país como Angola, nos deparamos com casos de crianças e bebés que morrem por falta de alimento. E esta realidade continua presente em todo o mundo. Por outro lado, percebemos que algumas dessas crianças tinham deficiências físicas e psíquicas e que eram rejeitadas pelos pais, sendo muitas vezes acolhidas pelos avós ou vizinhos. As nossas almas sofreram uma martelada e pensámos: "porque não criar um lar dentro do Gaiato dedicado a crianças com deficiência?" Por isso, já entrámos em contacto com o Calvário de Beire e, nos próximos jornais, iremos informar sobre este novo projecto da Casa do Gaiato de Malanje.

No próximo ano, vamos reabrir o lar de rapazes dentro da Aldeia para aqueles jovens que queiram continuar os seus estudos universitários ou integrar-se na sociedade. Os que vão entrar no próximo ano estão cheios de esperança e com vontade de dar um novo passo em frente na nossa Casa do Gaiato. Eles vão comprometer-se a melhorar as condições e o bem-estar de toda a família. Com certeza, continuaremos a precisar sempre das vossas orações e apoio.

Padre Rafael