MIRANDA DO CORVO

80 ANOS DA CASA DO GAIATO DE PAÇO DE SOUSA —Esta comunidade — Casa mãe — dá os seus parabéns à Casa sede da nossa Obra, pelo seu 80.º aniversário! Desta Casa partiram parte dos fundadores da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, em várias levas, que começaram por habitar no claustro do antigo Mosteiro, enquanto se erguia a Aldeia do Gaiato. Neste dia importante, lembramos todos: Rapazes, Padres, Senhoras, colaboradores e amigos que aí viveram e ajudaram. Por muitos e bons anos!

AGROPECUÁRIA —Nesta Primavera, no mês de Abril, choveu pouco e as noites foram frias. Vêm mais bonitas flores nas fruteiras e os tenros ramos das videiras vão crescendo nas latadas, Nos campos de aveia, esta cultura vai-se desenvolvendo, mas, os javalis fizeram estragos. Na nossa estufa, têm sido apanhados bons pés de alface para as saladas, de que gostamos muito. Nos talhões de morangueiros, temos apanhado muitos morangos para as nossas sobremesas. Comprámos, em tabuleiros, pés de várias culturas e foram plantados na nossa horta: pepino, tomate, pimento, curgete, melão, meloa, melancia, couves. Uma amiga de Condeixa deu-nos couves, o que agradecemos. Foram capinados os campos com restos de caules de milho-grão. Foram capinados os olivais dos poços e da mina. Foi tirado estrume e desparasitado o curral dos ovinos; depois, colocou-se mato e palha. As galinhas vão pondo cerca de uma dúzia de ovos por dia, mas precisamos de mais. Temos gatos na zona do barraco da lenha e palha. Ao sábado e ao Domingo, temos de tratar o gado, mas alguns Rapazes esquivam-se. Nasceram 2 cordeirinhos, a 26 de Abril, pelo que desejamos que vinguem. O nosso Pai Américo escreveu: «O trabalho é a nossa fonte de riqueza e de alegria».

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS —O portão grande, de ferro, teve de ser automatizado, para facilitar a abertura e o fecho, cuja despesa temos de pagar. Foram comprados e colocados 4 camiseiros nos quartos da nossa casa-mãe. Foram arranjadas, pelo sr. Emídio, mais mesinhas de cabeceira para essa zona; e também consertados alguns móveis usados, depois colocados no nosso gabinete clínico. Na tubagem da piscina, tiveram de se pôr abraçadeiras novas. O tecto da entrada do refeitório e da cozinha foi limpo e pintado. O nosso Pai Américo escreveu: A nossa Casa «é obra de intuição e de amor».

DESPORTO —Aos sábados de tarde, tem havido treinos de futebol no nosso campo grande, orientado por um Treinador, Marcelo, utilizando as chuteiras e as bolas que amigos nos têm dado. Quando houver oportunidade, teremos jogos com grupos amigos. Como o Leontino participou no XVII Mega Sprinter, de Desporto Escolar, em Beja, a 21-22 Abril, os nossos parabéns! O nosso Pai Américo escreveu: «O desporto é saudável. Não falamos dos excessos, que isso não é da sua essência. Dizemos o desporto equilibrado».

PARTILHAS, CAMPANHA DE ASSINANTES E CONTACTOS — Ao aproximarem-se os dias da Páscoa de Jesus, foram chegando donativos e partilhas de bens alimentares, que muito agradecemos. Bem-hajam! Aos nossos amigos e amigas, desejamos a continuação de um feliz tempo pascal, de Cristo ressuscitado, com saúde e paz! Através do sr. José Martins, antigo gaiato, recebemos uma nova assinatura do jornal O Gaiato: Cupertina Rosa Bento, de Coimbra. Obrigado! Contactos e mais dados da nossa Casa: Obra da Rua — Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; NIB — 0035 0468 00005577330 18; NIF — 500 788 898; telef. 239 532 125; correio electrónico — gaiatomiranda@gmail. com

Rapazes de Miranda