MIRANDA DO CORVO — COIMBRA
SENHORA D. EMÍLIA — Tendo partido para o Céu, no dia 11 de Maio, a saudosa senhora D. Emília de Oliveira Santos, com 90 anos, viúva do senhor Júlio Mendes (antigo gaiato desta Casa), e mãe de cinco filhos, uma semana depois da Missa do funeral (12 de Maio) – no dia 18 de Maio, como era seu desejo, o nosso Padre Manuel deslocou-se a Paço de Sousa para presidir à Missa de 7.º dia, na igreja paroquial do Salvador, sendo participada por familiares e amigos e amigas. Descanse em paz com Deus!
XXII ENCONTRO DOS ALUNOS DE EMRC DO 1.º CICLO — Em 24 de Maio, sexta-feira, em Fátima, aconteceu o XXII Encontro Nacional de Alunos do 1.º Ciclo de Educação Moral e Religiosa Católica. A nossa Casa do Gaiato foi convidada pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) para participar neste evento festivo, especialmente pela recolha efectuada de bens alimentares para a Obra da Rua. Assim sendo, com farnel, a nossa Comunidade (com alguns colaboradores) deslocou-se por auto-estrada e ao início da manhã para o Santuário de Fátima. No Centro Pastoral Paulo VI, no átrio de entrada, ao longo do dia, milhares de crianças de Portugal foram colocando aí as suas partilhas de bens alimentares, junto a uma fotografia de Pai Américo. Foram distribuídas aí muitas pagelas de Pai Américo. Entretanto, assistimos ao teatro O Principezinho; e depois participámos numa Celebração na Basílica da Santíssima Trindade, com milhares de alunos e alunas com acompanhantes, em que concelebrou o nosso Padre Manuel, que agradeceu a amizade e as partilhas recebidas. Seguiu-se o almoço no refeitório; e continuámos a receber as ofertas de alimentos. Entretanto, merendámos; e, no final, os géneros alimentares foram levados para um camião (alugado), que os transportou para nossa Casa. Assim, regressámos felizes por este grande dia em Fátima! Depois, foram devidamente empacotados (54 caixas); e levados para uma empresa (de amigos) na Lousã. Logo que possível, seguirão em contentor, de barco, com destino à Casa do Gaiato de Benguela (Angola), que bem precisa. Quando a carga chegar a Benguela, queremos dar notícias aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do 1.º ciclo. Bem-hajam!
FESTA NO COLISEU DO PORTO — Conforme anunciado, em 17 de Junho, 2.ª feira, às 21 horas, haverá uma Festa no Coliseu do Porto, pelos 70 anos do Calvário. A nossa Comunidade irá deslocar-se de autocarro (alugado) para assistir e ter uma pequena participação musical, pelo que tem ensaiado.
SAÚDE — Vários Rapazes têm ido a consultas agendadas, de especialidades médicas, no Hospital Pediátrico de Coimbra e no Departamento de Medicina Dentária, em Coimbra. Alguns têm consultas no Hospital de Santa Maria e no Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa. Agradecemos muito os cuidados médicos e de enfermagem.
ESCOLAS — A maioria dos Rapazes desta Casa frequenta a Escola do Ensino Básico 2.3 c/ Secundário de Miranda do Corvo, e terminará o ano lectivo 2023/24 em meados de Junho. Os pequenos do 1.º ciclo (Ladilson, Sudewerton – 4.º ano, e Banora – 3.º ano) terão aulas até ao fim de Junho. Vários Rapazes fizeram provas de aferição, usando o computador portátil: Dércio (5.º ano) – Matemática e Ciências da Natureza, e Educação Musical; Adimir, Ayrone, João Armindo, Neio e Norberto (8.º ano). Os Rapazes que frequentam o 9.º ano (Marcelino, Leontino e Mário Nanque) irão fazer exames a Português e Matemática, pelo que terão de estudar muito estas disciplinas. O António da Costa está melhor de saúde e está a concluir o 11.º ano de Cozinha, em Alvaiázere (ETPSicó). Há cinco Rapazes timorenses que residem no nosso Lar do Gaiato de Coimbra e frequentam o Ensino Politécnico e Universitário, em Coimbra. Com a ajuda da nossa Casa, o enfermeiro Agostinho Izaque, em Bissau, conseguiu candidatar-se e foi admitido no Mestrado em Enfermagem comunitária – Saúde familiar, com início em Setembro.
AGROPECUÁRIA — No fim de Maio e início de Junho, houve dias com tempo quente. Nos terrenos com aveia, esta cultura desenvolveu-se menos; e irá ser cortada, para secar e ser enfardada. Foi aplicado herbicida na cultura de milho-grão, na terra nova e na vessada. Depois, foi aplicado adubo, que é caro. Foram capinados os olivais junto à vessada e ao lado da terra do poço novo, e foram cortadas as ervas do nosso pomar. Foram apanhadas alfaces e plantados mais pés, de tabuleiros, fora da estufa. O canteiro de agriões está bom, pois temos água. Na nossa horta, temos mais culturas: couves, feijão, curgetes, melancias, melões e meloas. Têm sido apanhados morangos nos talhões da horta. Foram colhidos alguns pêssegos. Foram aplicados produtos fitofarmacêuticos nas latadas de videiras, nas batateiras, nos tomateiros e no cebolo. As culturas da horta, as videiras e as árvores fruteiras foram regadas. O milho debulhado, que se guardou nas caixas, foi tratado. As técnicas de saúde animal da Cooperativa Agrícola de Coimbra vieram desparasitar os ovinos do nosso rebanho, que se encontra em bom estado sanitário. Os ovinos irão ser tosquiados. Na zona do gado e da palha, há algumas ninhadas de gatos.
ARRANJOS — Têm sido feitos vários arranjos, pelo sr. Emídio: foram postos vários vidros na janela da despensa de cima; foi adaptada uma estante para um quarto no edifício Lar; foram colocados vários vidros no galinheiro; foi posta uma janela usada na padaria; foram colocadas 12 facas na moto-cultivadora.
PARTILHAS E CONTACTOS — Aos amigos e amigas da nossa Obra que vão partilhando com a nossa Casa, ajudando nas despesas desta Comunidade, o nosso bem-hajam! Pedimos que divulguem o nosso jornal O Gaiato e a oração para a Beatificação de Pai Américo, como se vai fazendo aos visitantes e nas igrejas. Obrigado! Morada e contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, Largo de S. Brás - n.º 15, 3220-034 Miranda do Corvo; telef.: 239 532 125; correio electrónico: gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda