MIRANDA DO CORVO — COIMBRA

SENHORA D. EMÍLIA — No dia 11 de Junho, terça-feira, ocorrendo o 30.º dia do falecimento da senhora D. Emília de Oliveira Santos, mãe do nosso Padre Manuel, este deslocou-se a Paço de Sousa para presidir a uma Missa por sua intenção, pelas 20 horas, na Igreja Paroquial do Salvador de Paço de Sousa, com familiares e amigos, tendo concelebrado o sr. Padre Júlio e o Pároco. A sua vida de Mãe cristã, com o seu exemplo, será sempre lembrada!

CATEQUESE — Nos últimos anos, os Rapazes da nossa Comunidade foram frequentando as Catequeses da Paróquia de Miranda do Corvo. Os pequenos tiveram Catequese ao sábado (de tarde) e os adolescentes à sexta-feira (ao fim da tarde). Agradecemos aos Catequistas que acompanharam os Rapazes desta Casa, neste ano pastoral.

ESCOLAS — O ano lectivo terminou para a maioria dos Rapazes, em meados de Junho. Continuaram com aulas os pequenos que frequentam o 1.º Ciclo e os estudantes dos cursos profissionais. Os Rapazes do 9.º ano aguardam as notas dos exames de Matemática e Português. Foram entregues os manuais emprestados e os pedidos de subsídios escolares, no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo. Esperamos que os Rapazes com negativas, nalgumas disciplinas no 1.º semestre, consigam levantar pelo menos as necessárias para passarem de ano de escolaridade.

PÃO — Depois do fecho do dia, de uma Padaria local, diariamente vamos lá buscar as sobras de pão, que depois utilizamos no primeiro almoço e nas outras refeições. No dia de Santo António, tem sido tradição virem-nos trazer pão. Bem-hajam!

AGROPECUÁRIA — Com uma moto-cultivadora, foram cortadas as infestantes nos intervalos das fileiras de milho-grão, na terra nova e na vessada. Logo que o tempo permita, irá proceder-se ao enfardamento da palha de aveia, cuja produção será menor neste ano agrícola. Foram capinados mais olivais. Como cresceram muitas ervas daninhas, foram-se cortando nos espaços da nossa Casa, como: arruamentos, jardins, campo de futebol. Foi plantado mais um tabuleiro de alfaces na horta. A horta foi sendo regada. Foram apanhadas alfaces, cebolas, pepinos e curgetes. Foram colhidas ameixas, atrás da Escola, embora alguns espertos as tenham provado antes. Foram tosquiados os ovinos (9). Um amigo, nos Açores, enviou ajuda para galinhas poedeiras. Bem-haja!

ARRANJOS — Não há dia sem avaria, pelo que é preciso arranjar ou consertar alguma coisa. Foi arranjado um chaveiro para um pequeno espaço que servirá de recepção. Teve de se fazer a caixilharia em madeira duma porta no rés-do-chão. Como se encontrava com vários problemas o motor da piscina, foi necessário comprar um novo, mesmo sendo caro. A piscina foi esvaziada, limpa e cheia com boa água; o espaço à volta também foi limpo. De vez em quando, há lâmpadas que vão sendo substituídas.

PARTILHAS E CONTACTOS — Agradecemos muitos às pessoas nossas amigas e leitores d´O Gaiato as partilhas enviadas ultimamente, pois foram uma boa ajuda para pagar as facturas das despesas desta Casa. Quem desejar recibo para IRS, deve informar o seu NIF. Muito Obrigado! Morada e contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, Largo de S. Brás - n.º 15, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. - 239 532 125; correio electrónico – gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda