Miranda do Corvo
Crónica
MEMORIAL PAI AMÉRICO
No edifício das antigas escolas da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, bem arranjado com as obras, vai ser organizado um Museu sobre Pai Américo e a Obra da Rua. É uma excelente iniciativa, para a qual se pedem objectos e documentos com interesse histórico. É um memorial cheio de significado para todos nós.
ENCONTRO DOS ANTIGOS GAIATOS
A 25 de Junho, Domingo, na nossa Casa, realizou-se o Encontro dos Antigos Gaiatos e Familiares do Centro, como é tradição. Na semana anterior, varremos as nossas calçadas, cuidámos dos jardins e da horta, e preparámos a zona do salão de festas para a Missa e o almoço. Logo de manhã, foram chegando antigos gaiatos e familiares, mais do que anteriormente. Pelas 10 horas, foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo nosso Padre Manuel, na qual rezámos por todos aqueles que viveram nesta Casa que Pai Américo fundou há 77 anos. Também se lembraram as vítimas dos incêndios. Veio um grupo de amigos de Cantanhede que deram e assaram carne, o que agradecemos. O almoço ao ar livre e na latada de kiwis deixou-nos muito satisfeitos. De tarde, jogámos uma futebolada renhida, participámos num peddy paper sobre a nossa Casa, mergulhámos na piscina e merendámos bem. Bem organizado, foi um bom encontro da família desta Casa do Gaiato, a primeira da Obra da Rua.
AGROPECUÁRIA
Os incêndios na região, em especial Pedrógão Grande, deixaram o céu cheio de nuvens de fumo e cinzas. Foi uma tragédia que sentimos muito, estando perto, na qual partiram e ficaram feridas muitas pessoas, e foram queimadas muitas matas.
No campo de milho, na terra nova, tem-se regado a nova sementeira, germinada, que também foi mondada. A nossa horta está um mimo e apanhámos bons pepinos para as saladas. Abriram-se covas à volta das árvores de frutos para serem regadas. Colhemos pêssegos e ameixas. Andámos a ancinhar a encosta, os bataréus, de frente para a rotunda Pai Américo, tirando as ervas daninhas e as folhas secas. Tem-se andado a limpar também as infestantes no quintal novo, no nosso quintal da Tia Adelina e no olival dos poços, com a fresa e a roçadoura. A relva dos vários jardins foi cortada e vai-se regando com o sistema de rega. No jardim de Pai Américo tem-se plantado grama. A terra do jardim a sul do campo de ténis preparou-se para semear relva.
ESCOLAS
A 16 de Junho, para os Rapazes do 5.º ao 8.º anos, e a 23 de Junho, para os Rapazes do 1.º Ciclo, terminaram as aulas nas várias Escolas que frequentam, começando as férias escolares de Verão. Saídos os resultados das avaliações, no panorama geral, houve um grande sucesso escolar nas passagens de ano. Os Rapazes da Primária participaram nas festas das suas Escolas, em Rio de Vide e no Centro Educativo. No nosso Centro de Estudo, nas férias escolares, há Rapazes que têm as suas actividades.
ARRANJOS
Continuou-se a arranjar a rede do nosso campo de futebol, a poente, ao lado da horta. Foi colocada uma rede de sombra por cima da zona da fonte, para proteger do calor; e é aí que merendamos. Foram consertados uma motoserra, o motor do poço novo e alguns pneus.
Rapazes de Miranda