MIRANDA DO CORVO
COMEMORAÇÕES DO 130.º ANIVERSÁRIO - De Outubro a Novembro deste ano, a Obra da Rua e seus amigos vão organizar vários momentos para celebrar os 130 anos de Pai Américo. Na Diocese de Coimbra, terão início as comemorações com uma tarde festiva no dia 7 de Outubro, no Seminário Maior de Coimbra, com visitas guiadas e Eucaristia, para a qual os gaiatos e os nossos amigos estão convidados! No dia 28 de Outubro, à noite, no salão paroquial de S. José, em Coimbra, haverá um colóquio sobre Padre Américo, em especial a Causa de Canonização, por Mons. Arnaldo Cardoso, e como Artista da Palavra, pelo Doutor Henrique Pereira. Ainda em Coimbra, na Igreja Paroquial de S. José, dessa comunidade cristã muito amiga, será celebrada a Eucaristia, no dia 29 de Outubro, pelas 12 horas. Na Casa do Gaiato de Paço de Sousa, sede da Obra da Rua, será o dia mais importante, a 23 de Outubro, com abertura do belo espaço Memorial Padre Américo e uma exposição sobre o 130.º aniversário, seguida da celebração da Eucaristia na Capela, onde tem campa rasa. Foi agendada ainda uma Eucaristia na Igreja Paroquial de Galegos, no dia 4 de Novembro, pelas 17 horas. Está a ser programado um colóquio comemorativo no Centro Regional do Porto (Foz), da Universidade Católica Portuguesa.
PADRE CARLOS - O nosso querido Padre Carlos, de seu nome completo Carlos José Galamba Bragança Ferreira, filho de José António Bragança Ferreira e Irene Galamba Vieira, nasceu no dia 18 de Setembro de 1925, na freguesia de Arroios, em Lisboa. Depois do curso de Engenharia Electrotécnica, foi nesta Casa do Gaiato de Miranda do Corvo que se decidiu a ser Padre (e da Obra da Rua), segundo nos conta o nosso querido Padre Manuel Gonçalves (com 95 anos!). Foi ordenado a 2 de Maio de 1954, no Patriarcado de Lisboa, pelo Cardeal Cerejeira. Faleceu a 22 de Abril de 2011, no Lar das Irmãzinhas dos Pobres, no Porto. Lembramos aqui e no nosso (e seu) jornal o seu 92.º aniversário, com saudade e gratidão!
TESE DE MESTRADO - Têm sido feitas várias teses académicas sobre Padre Américo e a Obra da Rua. Entre outras, neste ano, esta Casa do Gaiato ajudou a jovem Sara Santos a realizar a sua tese de mestrado em Psicologia, na Universidade de Coimbra, sobre o título Bem me quer(o). Mal me quer(o): O papel das memórias de calor e segurança e da autocompaixão no ajustamento psicológico de adolescentes institucionalizados. Parabéns!
Rapazes de Miranda