MIRANDA DO CORVO

130.º ANIVERSÁRIO DE PAI AMÉRICO - Quando este jornal chegar às mãos dos nossos amigos leitores, em formato de papel e por assinatura digital, já terão começado as comemorações do 130.º aniversário do nascimento do nosso querido Pai Américo. Todos os Rapazes e colaboradores da nossa Casa foram num autocarro e almoçámos do nosso farnel. Também estiveram presentes amigos e antigos gaiatos da nossa Obra. Foi uma bela tarde para agradecer a importância que o Seminário de Coimbra tem na vida do Padre Américo e da nossa Obra da Rua, pois outros Padres aí se prepararam. Tiveram lugar no Seminário Maior da Sagrada Família de Coimbra, no dia 7 de Outubro, Sábado, entre as 13 e as 18 horas. Houve uma visita interessante ao Seminário (a primeira pedra foi lançada em 1748) e uma linda e sentida Eucaristia na sua Capela. O Bispo D. Manuel Luís Coelho da Silva, que o recebeu e ordenou, viveu nesse Seminário de 1915 a 1936. Américo de Aguiar entrou nessa casa em 3 de Outubro de 1925, aí se formou para ser ordenado Padre, em 28 de Julho de 1929, e foi servindo os pobres de Coimbra. Em 7 de Janeiro de 1940, veio para a quinta de S. Braz, em Miranda do Corvo, que comprou para os 3 primeiros
Gaiatos.

Conforme programa anunciado no nosso jornal, outros eventos e momentos foram agendados e organizados: dia 23 de Outubro, segunda-feira, pelas 18 horas - inauguração de uma Exposição sobre os 130 anos, no Memorial Padre Américo, na Casa do Gaiato de Paço de Sousa, seguida de Eucaristia na Capela; dia 28 de Outubro, sábado, às 21 horas - colóquio sobre Padre Américo, com Mons. Dr. Arnaldo Cardoso e Doutor Henrique Manuel Pereira, no salão paroquial de S. José, em Coimbra; dia 29, Domingo, pelas 12 horas - Eucaristia, na Igreja de S. José; dia 4 de Novembro, sábado, pelas 17 horas - Eucaristia, na Igreja Paroquial de Galegos. Todos os nossos amigos estão convidados a participar, com muita alegria!

MEMORIAL PADRE AMÉRICO - Para a Exposição dos 130 anos, no Memorial Padre Américo, na Casa do Gaiato de Paço de Sousa, a nossa Casa também colaborou com vários documentos e objectos importantes do seu arquivo, como fotografias antigas e livros de registo do princípio da Obra da Rua, com letra de Pai Américo. Precisamos, pois, de cuidar da nossa história! Se houver amigos com documentos e objectos de interesse, que possam ceder, muito agradecemos.

AGROPECUÁRIA - O Outono deste ano vai muito seco, o que prejudica muito a actividade agrária; mas, não temos falta de água. Uma grande quantidade de folhas tem caído, pelo que são varridas diariamente nas calçadas da nossa Casa. Na terra nova, colhemos uma parte das espigas de milho, que foram levadas para o nosso celeiro e depois desfolhadas. Nesse terreno, ainda há milho tardio. Os olivais estão carregados de azeitonas, pelo que a safra vai ser trabalhosa. Foram cortadas as ervas no pomar. Nos vários jardins, tem-se cortado a relva e arrancado as ervas daninhas.

ESCOLAS - Com o ano lectivo 2017/18 a decorrer normalmente, temos de salientar que o comportamento, a atenção nas aulas e o estudo são necessários para termos bons resultados. Há Rapazes do 1.º ciclo ao secundário, em várias escolas da região: Miranda do Corvo, Rio de Vide, Senhor da Serra, Lousã e Penacova. Bom trabalho!

Rapazes de  Miranda