MIRANDA DO CORVO
NATAL E ANO NOVO 2022 - Na noite de Natal, participámos numa linda Missa, com cânticos ao Menino Jesus! Como é nossa tradição, foi saudado por todos o menino mais pequenino - este ano, o Banora. Depois, no nosso refeitório, bem decorado - com vários presépios, enfeites e toalhas natalícias, mesas muito bem-postas e sacos de prendas - comemos em comunidade a nossa boa consoada - a linda e saborosa ceia de Natal - com batatas, couves e bacalhau (oferta dos nossos amigos), mais doçaria, em especial o preferido arroz doce. Antes de nos recolhermos, recebemos as nossas boas prendas! No dia de Natal, sábado de manhã, também participámos na Missa, celebrando o nascimento do Menino Jesus, que nos veio salvar a todos! No último dia de 2021, sexta-feira, ao cair da tarde, fomos à Missa, no nosso salão, agradecendo os benefícios que Deus nos concedeu e pedindo pelas nossas intenções. A seguir, também tivemos uma boa ceia. No primeiro dia de 2022, participámos na Missa, pedindo para todos um ano de saúde, paz e bem!
PARTILHAS --Na quadra natalícia, houve vários amigos e amigas que nos vieram trazer as suas ofertas de bens essenciais, em especial géneros alimentares. Também houve pessoas amigas que nos deram as suas ajudas para pagarmos as contas, considerando que não temos subsídios. A todos, o nosso bem-hajam! Logo que possível, pelo correio, vão seguindo os competentes recibos, ao abrigo da lei do mecenato. Retribuímos os votos natalícios que nos chegaram e rezamos pelas intenções recomendadas.
Na nossa campanha de novos leitores, foi inscrita mais uma nova assinante: Maria Isabel - Frankfurt (Alemanha). Para o envio de partilhas, inscrição de novos assinantes d'O Gaiato e outros assuntos, os nossos contactos são: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. - 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com. IBAN - PT50 0035 0468 00005577330 18; NIF - 500 788 898.
SAÚDE - Como continuam a aumentar os casos de covid-19, também estamos muito preocupados, pois o regresso às aulas está previsto para 10 de Janeiro. Na nossa Casa, foram testados outra vez alguns Rapazes; e, neste momento, a situação está controlada. Por precaução, nesta quadra natalícia, os Rapazes não foram visitar os seus familiares. Deste modo, continuamos confinados e a usar máscara. As saídas e as entradas limitam-se ao que é obrigatório. Na primeira semana de Janeiro, os Rapazes da nossa comunidade tomaram a vacina da gripe, no Centro de Saúde local.
ARRANJOS - Foi terminada a pintura (em verde escuro) do portão do silo, onde se tem guardado palha. Numa Casa como a nossa, vai havendo sempre coisas para arranjar. Foram substituídas lâmpadas exteriores e consertadas algumas torneiras em quartos de banho. Como os mais crescidos tiveram de ir temporariamente para os quartos do edifício a nascente (lar), tem-se andado a consertar os roupeiros do rés-do-chão do edifício antigo. Tiveram de ser substituídos os aparelhos de televisão das salas da casa-mãe e dos grandes.
AGROPECUÁRIA - Na horta da nossa Casa, encontram-se algumas variedades de couves: galega (ou serrana), tronchuda e lombarda. O cebolo plantado está bom. Na nossa estufa, continuaram-se a apanhar alfaces; e plantaram-se mais. No nosso pomar de tangerineiras e laranjeiras, em socalcos, temos colhido boa fruta, importante para a nossa saúde, nesta época. Foram podadas as videiras da latada central. As nossas galinhas gostam de andar no pomar de cima, a debicar; e no dia 1 e 2 de Janeiro puseram três dúzias e meia. Nasceu um cordeirito, mas não vingou. No primeiro dia de 2022, uma ovelha saltou a cerca e foi pastar boa erva nos socalcos de citrinos e oliveiras novas, a poente; mas, deu trabalho a fazê-la regressar ao redil. Foram limpos os currais dos ovinos e pôs-se palha. Temos alguns gatos na zona do gado, pois caçam ratos. Na extrema nascente das nossas terras de baixa, onde passava o comboio, na empreitada do metrobus estão a construir outra pequena ponte no ribeirito.
Rapazes de Miranda