MIRANDA DO CORVO
AGROPECUÁRIA - Na primeira quinzena de Janeiro deste novo ano, foi tempo de sol e frio, mais à noite. Foram lavrados os terrenos principais, para depois se semear aveia para palha: terra dos grilos, campinho, terra do poço novo, terra do Ti Jaime e terra do olival dos poços. A nossa horta foi lavrada, para depois se plantarem batatas. Foram comprados sacos de sementes de aveia, batata de semente e adubo. Na nossa estufa, foram plantadas mais alfaces e algumas ficaram boas para apanhar. Foram podadas as nossas fruteiras: videiras, das duas latadas, a poente; kiwis, da latada sul; árvores de fruto, do pomar e no jardim atrás da nossa Escola. Ainda se podaram alguns arbustos e as roseiras. As lenhas das podas foram apanhadas para um atrelado e levadas para uma terra na baixa. Os nossos citrinos produziram muitos frutos, em especial boas tangerinas, que temos comido todos os dias nas nossas refeições. O milho-grão, cuja produção foi boa, tem sido moído para dar aos nossos animais - ovinos e galinhas.
ARRANJOS - No rés-do-chão, que faz parte do edifício antigo, foi substituído um aro de madeira (de uma porta de um quarto) e rebocado. O nosso velho tractor MF teve de ir para a oficina, para serem consertadas várias avarias; e a factura das reparações foi grande, mas só temos este tractor para lavrar e fresar os nossos campos, que têm de ser cultivados.
ESCOLAS E ESTUDO - Recomeçaram as aulas (presenciais), neste 2.º período lectivo, a 10 de Janeiro. Os resultados das avaliações do 1.º ciclo ao 12.º ano, no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e numa Escola em Penacova, foram variados: houve notas boas, suficientes e algumas negas. Alguns Rapazes precisam de se agarrar mais ao estudo, em especial a Português e Matemática. Na nossa Casa, no nosso Centro de Estudo, com apoio de Professores destacados, temos boas condições para estudar.
MÚSICA - Recomeçaram as aulas de Educação Musical, em três grupos, com a professora Maria João, aos sábados de manhã, na nossa Escola. Nós gostamos muito de aprender Música; e as nossas Missas têm sido acompanhadas ao órgão, pelo Leontino.
SAÚDE - A situação da pandemia de covid-19 tem-se complicado, com o aumento do número de casos, o que nos preocupa muito. Como os Rapazes voltaram às Escolas, todos sabemos que temos de ter muito cuidado, cumprindo as recomendações de saúde, em especial o uso de máscaras respiratórias e o distanciamento. Os Rapazes com 12 anos ou menos foram vacinados contra esta doença. Esperamos dias melhores.
CATEQUESE - Os Rapazes médios têm participado em catequeses, presencial e on-line, com amigos do Centro Cultural Beira, de Coimbra. Devido à pandemia, depois do estudo, temos aproveitado para seguir catequeses on-line. A nossa formação espiritual é muito importante, na nossa vida pessoal e comunitária, como Pai Américo desejou para os seus filhos: a Missa dominical e nos dias Santos, o Terço, a Catequese, as Confissões, etc.
PARTILHAS - Agradecemos muito a todos os nossos amigos e amigas que nos fizeram chegar bens essenciais para esta Família, fruto especialmente de campanhas em comunidades cristãs. Outros enviaram as suas partilhas, nomeadamente por transferência bancária, que muito nos têm ajudado a pagar as contas. Bem-hajam! Saúde, paz e bem em 2022! O nosso jornal O GAIATO tem sido divulgado nas visitas à nossa Casa, por telefone e nas Missas, quando vamos às comunidades paroquiais. Deste modo, continuamos em marcha com a nossa Campanha de novos assinantes. Eis os nossos contactos: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef.: 239 532 125; correio electrónico: gaiatomiranda@gmail.com. IBAN: PT 50 0035 0468 00005577330 18; NIF: 500 788 898.
Rapazes de Miranda