MIRANDA DO CORVO

REUNIÃO DA DIRECÇÃO DA OBRA DA RUA - No dia 10 de Fevereiro, no Lar do Gaiato de Fátima, estiveram reunidos os Padres membros da direcção da nossa Obra - Padre Júlio, Padre Fernando e Padre Manuel - para tratar principalmente da relação da Obra da Rua com as instâncias oficiais, de forma a continuar o diálogo sobre o reconhecimento do papel da nossa Obra na sociedade, como instituição da Igreja.

SAÚDE - Neste momento, os membros da nossa comunidade foram vacinados para a covid-19 e para a gripe. A pandemia continua a preocupar, também neste concelho, embora a vacinação venha dando mais alguma segurança. Mas, é preciso manter a vigilância e os cuidados de saúde próprios: higienização das mãos, distanciamento e uso de máscara. Algumas consultas de especialidades foram retomadas em Coimbra.

ARRANJOS - No nosso pomar, a poente, de frente para a estrumeira, foi arranjada uma entrada, para ser colocado um portão. Ao fundo da latada da zona dos patos e do redil, foi arranjada uma calha para correr um portão usado, que foi adaptado. O murete desse sítio, a norte, foi alteado e rebocado, para depois levar rede.

AGROPECUÁRIA - Na primeira quinzena de Fevereiro, o tempo frio e a seca continuaram. Na nossa fonte, mesmo assim tem havido água, que vem do nosso olival da mina. Foi possível concluir a sementeira da aveia para palha na maioria dos nossos campos, aplicando adubo (30 sacos) e sementes de aveia (41 sacos): terra dos grilos, campinho, terra do poço novo, terra do Ti Jaime e terra do olival dos poços. A terra nova e a vessada ficarão para o milho-grão. O nosso tractor teve, depois, de voltar à oficina. Na nossa horta, o talhão de cebolo está bom e aproveitaram-se as couves serranas para o gado. Na nossa estufa, foram apanhadas mais alfaces para saladas e plantados mais pés. Nas várias refeições, continuamos a comer kiwis e citrinos das nossas fruteiras. Alguns amigos também nos deram destes frutos, o que agradecemos. Consumido o milho-grão de 2020, quando for possível terá de ser descarolado o milho da colheita do ano passado, pois é preciso para o gado. Foi engarrafado (em 74 caixas de 5 litros), em Lamas, o vinho feito a partir das uvas colhidas nas latadas da nossa quinta, em cima. Nasceu um lindo cordeirinho, que foi para uma corte interior com a ovelha-mãe e tem vingado. De Coimbra, agradecemos dois patos e cinco galinhas.

DESPORTO - Como não tem chovido, o nosso campo grande tem estado bom para jogar futebol entre nós, aos sábados e Domingos de tarde, à moda antiga e muito aferroado, pois a malta tem levado isto a sério. Por outro lado, foi retomado o Desporto escolar, com professor de Educação Física, à quarta-feira de tarde. Neste âmbito, na Escola Secundária de Miranda do Corvo, vários Rapazes participaram em provas de mega sprint.

PARTILHAS E CAMPANHA DE ASSINANTES - Agradecemos muito aos nossos amigos e amigas que nos vão dando ajudas para pagarmos as nossas contas e ainda bens necessários para esta comunidade. Bem-hajam e muita saúde! Na campanha de novos leitores, foi inscrita uma nova assinante d'O GAIATO: Helena - da Pereira, Miranda do Corvo. Os contactos desta nossa Casa do Gaiato são os seguintes: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. - 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com. IBAN - PT 50 0035 0468 00005577330 18; NIF - 500 788 898.

Rapazes de Miranda