MIRANDA DO CORVO
DA SEMANA SANTA 2022 - No Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, dia 10 de Abril, celebrando a entrada de Jesus em Jerusalém, como pobre num jumentinho, participamos na celebração da Missa, no nosso salão (devido às contingências do covid-19, não foi no largo do nosso cruzeiro), começando pela aspersão dos ramos das nossas oliveiras; depois, foi lida a Paixão do Senhor. Na semana de férias da Páscoa, nos dias 11 e 12 de Abril, fomos ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na Cova da Iria, em dois grupos, atendendo ao transporte: na segunda-feira, os mais crescidos; e na terça-feira, os mais novos. Nestes dias, do programa constou: na Capela da Reconciliação, confissões; e encontros com os não baptizados; na Capelinha das Aparições, rezamos pela paz no mundo, em especial na Ucrânia; e, na Basílica, fomos rezar junto aos túmulos dos pastorinhos (Santo Francisco, Santa Jacinta e Lúcia). Todos nós recebemos uma linda lembrança: um crucifixo como o do Papa Francisco. Sobre o Tríduo Pascal, em que celebrámos o Mistério pascal de Cristo, falaremos na próxima edição. Santa e feliz Páscoa, com paz!
ARRANJOS - Finalmente, conseguiu-se encontrar o motivo da perda de água no percurso desde a nossa mina até ao nosso poço, pois verificou-se uma ruptura na canalização numa caixa junto a um ribeirito. Então, foi consertada uma ligação em ferro, substituindo-a por uma válvula de pvc com uniões. Depois, fez-se uma nova caixa com tampa, preparada na nossa oficina. O muro sul do redil foi rebocado. Tiveram de ser colocadas três torneiras novas no quarto-de-banho dos rapazes na nossa escola. A velha ramada na entrada antiga da nossa Casa vai ser arranjada.
AGROPECUÁRIA - Houve alguma chuva na primeira quinzena de Abril. Os nossos campos de aveia estão verdinhos. Continuou-se a cortar erva para o gado, no nosso quintal da Tia Adelina. Tirou-se o estrume dos currais dos carneiros, do galinheiro e das pombas, que foi levado para lameiro. Depois, foi-se buscar mato ao monte para esses sítios. Os ovinos já foram pastar no prado de aveia da cerca. Um cordeirito morreu, ao nascer. Dois talhões de morangos começaram a produzir. Foram plantadas mais varas de videiras (que agradecemos ao Sr. Padre Daniel). As fruteiras do nosso pomar foram adubadas. Continuámos a comer alfaces da estufa. O talhão das cebolas está uma maravilha!O nosso tractor foi consertar algumas avarias e a factura tem de ser paga.
DESPORTO - No âmbito do Desporto Escolar, vários Rapazes participaram em provas distritais e alcançaram lugares razoáveis! Assim, o Maio Mário obteve o 2.º lugar em lançamento de peso, no mega-sprint distrital, a 30 de Março, no estádio municipal de Tábua. No torneio distrital de pista, a 6 de Abril, em Febres (Cantanhede): Leontino - 2.º, 1.500m resistência; Anelca, Fábio T. e Nelvin - 1.º, 800 m estafetas; Nelvin - 2.º, salto em comprimento; Nelvin - 3.º, velocidade, Bernardino - 2.º, sprint; Fábio T. - 3.º, lançamento de peso.
PARTILHAS E CONTACTOS- Na Quaresma e na Semana Santa, chegaram-nos ajudas para pagar as despesas desta Casa, que muito agradecemos! A nossa campanha de novos assinantes d´O GAIATO não pode parar. Contactos: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. - 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com. IBAN - PT 50 0035 0468 00005577330 18; NIF - 500 788 898. Bem-hajam, saúde e a paz de Cristo ressuscitado, neste tempo pascal!
Rapazes de Miranda