MIRANDA DO CORVO

AGROPECUÁRIA - Na primeira quinzena de Junho, houve muito pouca humidade, considerando que 66% de Portugal se encontra em seca extrema; depois, choveu um pouco. Nos campos de aveia, foi efectuado o corte da cultura com alfaia (contratado) e deixou-se a secar em fileiras, para depois se fazer o enfardamento. A sementeira de milho-grão teve dificuldades em germinar, devido à secura dos terrenos, pelo que se tiveram de regar com pivôs, para tentar recuperar a cultura. Continuamos a apanhar alfaces na horta. As leiras de batatas, embora atacadas pela junça, vingaram. As latadas de videiras (de mesa) estão com boa produção, que esperamos se aguente, apesar das doenças que as atacam, como: o míldio o oídio e a podridão. Foram plantadas mais árvores de fruto: uma macieira (bravo-de-esmolfe), no pomar; e um castanheiro, no quintal da Tia Adelina. A passareira, das rolas, foi limpa.

ARRANJOS - Continuou-se o arranjo da parede frontal na entrada antiga, rebocando-a com o desenho original. Nesse sítio, na parede prá Rua Casa do Gaiato, arranjaram--se os cimos ao lado do portão; substituiu-se parte do início do murete poente, devido a uma fractura horizontal; subiram-se duas soleiras das entradas nos terrenos próximos; e pintou-se um pequeno portão duma entrada. Colocaram-se fechaduras novas na entrada do edifício do lar e no quadro eléctrico da Escola - Centro de Estudo.

ESCOLAS E ESTUDO - A 7 e 15 de Junho, terminaramas aulas do 5.º ao 12.º ano (em Miranda do Corvo); e as aulas do 1.º Ciclo (em Rio de Vide) acabaram a 30 de Junho. Os Rapazes do 9.º ano tiveram exames de Matemática e Português, e aguardam-se as notas; mas, já passaram para o 10.º ano. O N. Rocha (12.º ano) e o Nadú (11.º ano) fizeram estágio de Técnicos Auxiliares de Saúde em duas Clínicas, na vila de Miranda do Corvo. O Rocha fez exame de Biologia, para entrar no Ensino Superior e espera-se positiva. Os Rapazes do 1.º Ciclo (na Escola de Rio de Vide) fizeram uma visita de estudo ao Porto, a 21 de Junho. Foram devolvidos ao Agrupamento de Escolas os computadores e os manuais escolares emprestados (depois de apagados), cuja tarefa (no final de ano lectivo) exige atenção e preocupação.

SAÚDE - Continuamos a usar máscaras diariamente, nesta Casa de acolhimento residencial, como mandam as regras, pelo que se gasta diariamente uma caixa delas. Foi concluída a vacinação Covid-19 da nossa comunidade, até nova dose. Alguns Rapazes tiveram consultas de Medicina Dentária, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC); e foram marcadas consultas com os cheques-dentista. Os processos pessoais dos Rapazes, como na área da Saúde, estão em ordem.

PARTILHAS E CONTACTOS - É nosso dever de gratidão agradecer as ajudas indispensáveis que nos chegaram dos nossos amigos e amigas, de vários pontos de Portugal e até de alguns emigrantes (Suíça, Alemanha) para se pagarem as despesas desta Casa do Gaiato, pois nesta zona é muito difícil. Bem-hajam! Esperamos conseguir mais novas assinaturas d'O GAIATO, neste Verão. Contactos e dados da nossa Casa: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; IBAN - PT 50 0035 0468 00005577330 18; Número de identificação fiscal - 500 788 898; telefone - 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda