MIRANDA DO CORVO

AGROPECUÁRIA - No fim de Junho e na primeira quinzena de Julho, continuou o tempo muito seco e quente. Nos nossos terrenos da cultura de aveia, fez-se o enfardamento da palha, de que resultaram cerca de setecentos fardos; os quais foram carregados, transportados num atrelado e ficaram cobertos em frente ao salão. As novas sementeiras de milho-grão, no lameiro e na terra nova, germinaram bem e têm sido regadas, a partir dos nossos dois poços no campinho e na terra do poço novo; depois, nesses campos de milho, foi aplicado herbicida e deitou-se adubo (que está caro). Foi comprado outro pivô para rega do milho. A horta, os pomares de fruteiras, as videiras, os kiwis, os arbustos e os jardins têm sido regados. Na nossa horta, foram apanhados pepinos, pimentos, tomate, curgetes, melancias e melões; com uma alfaia, foram arrancadas batatas, que depois apanhámos para caixas e levámos para a despensa. Foram colhidos pêssegos e ameixas, nas nossas árvores de fruto. De Padre amigo, obrigado pelas ameixas. As ervas daninhas do nosso pomar foram cortadas. O nosso rebanho de ovinos foi tosquiado.

FÉRIAS EM CASA E NA PRAIA - Em Julho, a seguir às aulas e aos exames, fomos continuando a ajudar nas nossas obrigações e noutras tarefas da nossa Casa do Gaiato, brincando, jogando ao berlinde e futebol, e descansando. Temos aproveitado para mergulhar e nadar na nossa piscina, pois tem feito muito calor. Durante a semana, em dois grupos alternados - acompanhados por professores (destacados) e com os chefes Marcelino e Nadú - os Rapazes foram para a Praia de Mira, onde brincámos na areia, jogámos futebol e nadámos no mar. Na bagageira, fomos levando as nossas toalhas, o almoço (servido no nosso Lar de Férias) e a merenda, preparados pela senhora D. Nazaré. Também fomos comendo gelados, de que gostamos muito.

PARTILHAS, CAMPANHA DE ASSINANTES E CONTACTOS - É nosso dever agradecer muito as ajudas da nossa Obra, que vieram da sede, e dos nossos amigos e amigas, pois as despesas são grandes. Também nos têm chegado bens alimentares. Bem-hajam! Dos apelos feitos aos nossos amigos e leitores, damos nota das seguintes inscrições de novas assinaturas do nosso jornal O GAIATO: Maria de Fátima - Coimbra; Maria Adelaide - Alcobaça, e Vânia Vanessa - Lousada. Muito obrigado! Contactos e outros dados: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; IBAN - PT 50 0035 0468 00005577330 18; Número de identificação fiscal - 500 788 898; telefone - 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda