MIRANDA DO CORVO
AGROPECUÁRIA - Na primeira quinzena de Agosto, continuou o tempo quente e seco. Foi sendo regada a cultura do milho-grão, nos dois campos próximos da rotunda Pai Américo; e teve de se comprar um tubo com 100 metros, para levar água do poço novo para a terra nova. Com um tractor e a alfaia, foi descarolado o milho que estava no celeiro e encheram-se três grandes arcas e meia. Depois, o celeiro foi limpo com água; e desinfestado o sítio das arcas de milho e rações. Os cachos vão amadurecendo e as videiras novas de mesa já produziram. Fez-se outra aplicação de produtos fitossanitários nas latadas das videiras. Na nossa horta, temos apanhado tomate, pimentos e morangos. Ao lado dos dois talhões de morangueiros, foram plantados mais. No pomar, apanhámos peras. As galinhas voltaram a ir para a cerca do nosso pomar, durante o dia; e nesse terreno deitaram-se restos da debulha do milho. Precisamos de mais galinhas poedeiras. Temos muitos e lindos gatos no barraco da lenha, na zona dos animais, para apanhar ratos.
FÉRIAS DE VERÃO - Em Agosto, uma parte dos Rapazes da nossa comunidade foi visitar alguns familiares; e assim se têm mantido as ligações, importantes no regresso à família biológica. Foram avisados dos cuidados a ter nesta deslocação e das regras exigidas. Em Casa, fazemos as obrigações e outras tarefas. Com o tempo muito quente, descansámos e continuámos a mergulhar na nossa boa piscina, que tem sido tratada. Fomos aos peditórios à Figueira da Foz e passeámos junto a essa linda praia portuguesa.
ARRANJOS - Continuam a ser rebocadas as paredes (com fissuras) da escadaria antiga da nossa Casa. Foram arranjados e colocados na sala de jantar outros cortinados usados, que vieram da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Fomos buscar uns sofás de amigos, que foram para a sala de televisão dos Rapazes mais crescidos. Também nos têm dado livros e louças, que ficaram nos armários do refeitório. Bem-hajam!
VOLTA A PORTUGAL - Durante a 83.º Volta a Portugal em bicicleta, a 10 de Agosto, estivemos atentos à passagem do pelotão de ciclistas junto à nossa Casa do Gaiato. Assim, ficámos contentes por ver os corredores a pedalar e a caravana na rotunda e Avenida Padre Américo, em direcção ao centro desta Vila, para depois subirem a Serra da Lousã até à meta da 5.ª etapa da Volta a Portugal, no Observatório do Parque Eólico de Vila Nova, em Miranda do Corvo.
PARTILHAS, CAMPANHA DE ASSINANTES E CONTACTOS - Agradecemos muito as partilhas dos nossos amigos e amigas que se têm lembrado de nós, considerando que as ajudas são muito importantes para se poderem pagar as facturas desta Casa. Bem-hajam! Lembramos com gratidão Paula Maria, de Semide, que nos visitou, antes de partir deste mundo; e pedimos a Deus que descanse em paz! Nos dias 13, 14 e 15 de Agosto, o nosso Padre Manuel (com alguns rapazes) foi celebrar várias Missas na igreja de S. Julião da Figueira da Foz, em que pregou o Evangelho de Jesus, e falou também da Causa de Beatificação de Pai Américo e da Obra da Rua. Sendo uma tradição com mais de oitenta anos, fomos muito bem recebidos pelo Sr. Prior, Padre Orlando (que veio da Lousã) - tal como aconteceu com o Sr. Padre João Veríssimo, que Deus tem - bem como pelos fiéis das diversas assembleias. Na Campanha de novos assinantes d'O GAIATO, foram inscritas: Maria Emília - Valongo; e Maria Celina - Casais do Campo (S. Martinho do Bispo - Coimbra). Muito obrigado! Contactos e mais dados desta Casa: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; IBAN - PT 50 0035 0468 00005577330 18; Número de identificação fiscal - 500 788 898; telefone - 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda