MIRANDA DO CORVO

ABERTURA DO ANO PASTORAL EM COIMBRA — No dia 24 de Setembro, Domingo, pelas 16h30, na Sé Nova, em Coimbra, foi celebrada a Eucaristia de abertura do novo Ano Pastoral na Diocese de Coimbra, presidida pelo Sr. Bispo de Coimbra. Também participou o nosso Padre Manuel. Na homilia, o Sr. D. Virgílio apelou aos jovens: «Este ano, focamo-nos especialmente na pastoral dos jovens e na necessidade de os chamar a serem activos na missão junto de outros jovens.». Numa Nota Pastoral, de 15 de Agosto, propôs «à Diocese de Coimbra a realização do primeiro Sínodo dos Jovens».

LAR DE COIMBRA — Considerando o preço e a falta de quartos para estudantes do ensino superior na cidade de Coimbra, têm chegado pedidos de acolhimento de jovens universitários dos países lusófonos. Em resposta, logo que possível, é de prever a utilização de vários quartos no nosso Lar do Gaiato de Coimbra, com o respectivo Regulamento. Foi preciso consertar algumas canalizações e fazer outras melhorias.

ARRANJOS – As paredes e o tecto de um quarto do rés-do-chão tiveram de ser limpos e pintados em parte. Num quarto do edifício 'lar', a nascente, foi efectuado o mesmo arranjo; e depois seguem-se os outros quartos.

AGROPECUÁRIA — Da palha de aveia produzida nos nossos campos, enviámos mais de 400 fardos para a Casa do Gaiato de Setúbal e 100 fardos para a Casa do Gaiato de Beire. Foi feita a nossa modesta vindima nas duas latadas de uvas de mesa e escolheram-se para sobremesas, numa boa colheita; entretanto, os cachos foram sendo esmagados para duas dornas, mais uvas compradas em Chão de Lamas; alguns dias depois, o vinho foi passado para cubas e teve de se comprar outra cuba inox. Na nossa horta, foram apanhados morangos e pimentos; e, do pomar, têm vindo peras. Deram-nos boas maçãs, obrigado! Foram capinadas as ervas daninhas nos novos olivais da terra do gaiato, a poente, e no pequeno quintal a nascente. As ervas dos arruamentos foram cortadas. Sobre a cultura de milho-grão, na terra nova e na vessada, aguardamos que as espigas fiquem maduras para a colheita. Para o nosso galinheiro, precisamos de galinhas poedeiras.

PARTILHAS E NOVOS ASSINANTES — No mês de Setembro, foram recebidas algumas partilhas de amigos para nos ajudarem no arranque do novo ano lectivo e noutras despesas da nossa Casa. Bem-hajam! Na nossa Campanha de novos assinantes d'O GAIATO, foi inscrito: António Manuel Trindade, no Canadá. Obrigado!

Rapazes de Miranda