MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

136 ANOS DO BAPTISMO DE PAI AMÉRICO — No dia 4 de Novembro, na nossa comunidade e em toda a Obra da Rua, especialmente na Missa, foi recordado o 136.º aniversário do Baptismo do nosso Américo — Pai. De facto, 12 dias depois do seu nascimento, foi baptizado na igreja paroquial de Galegos, pelo Padre António da Rocha Reis. Foi padrinho o tio-avô (por afinidade) Joaquim da Rocha, e madrinha a sua irmã D. Maria de Aguiar. O seu nome foi dado em homenagem ao Bispo do Porto de então, Cardeal D. Américo.

OBRAS E MANUTENÇÃO — No edifício chamado do 'lar', a nascente, continuaram os arranjos nos vários quartos. Assim, já foram limpos e pintados os tectos e as paredes de um quarto e da sala de convívio, na qual foi instalada uma televisão. Ainda faltam pintar 3 quartos. Na casa das máquinas, foram feitas algumas reparações. O nosso poço — que é um reservatório de água que vem da nossa mina no dito olival — está a perder água, cuja causa ainda não foi possível detectar. Vai obrigar a escavar até encontrar as tubagens, sendo uma tarefa complicada, a fazer logo que possível.

AGROPECUÁRIA — No princípio deNovembro, continuou a cair muita chuva, que é bem precisa. Mas, veio dificultar as nossas colheitas — do milho-grão e da azeitona. No campo da vessada, a poente, junto à rotunda Pai Américo, foram apanhadas as espigas de milho e levadas para o nosso barraco, onde irão secar. Em vários olivais, decorreu a nossa safra da azeitona, tendo-se apanhado o que foi possível, pois uma parte foi caindo com as ventanias. As azeitonas foram limpas de folhas, colocadas em sacos. Depois, serão esmagadas num lagar em Oliveira do Hospital. As alfaces, na estufa, e as muitas couves, plantadas na horta, têm crescido bem. No pomar, ainda se aguentaram diospiros. Estamos a precisar de galinhas poedeiras. Temos muitos gatos, no barraco, para caçar os ratos.

LAR DO GAIATO DE COIMBRA — Actualmente, no nosso Lar universitário em Coimbra reside uma comunidade de um quarteto de timorenses, ligados aos Académicos Timorenses de Coimbra — ATC, que frequentam a Escola Superior de Educação de Coimbra (próxima) e uma Faculdade da Universidade de Coimbra: João, Hilário, Paulo e António. Desejamos que estudem, sejam responsáveis e cuidem bem deste nosso Lar — na cidade dos estudantes. Neste edifício, na Travessa Padre Américo, há várias obras necessárias.

PARTILHAS E CAMPANHA DE ASSINANTES — É nosso dever agradecer as várias ajudas que foram chegando, dos nossos amigos e amigas, e que têm sido importantes para pagar a horas as grandes despesas desta Casa. Bem-hajam! Na nossa Campanha de novos leitores d'O GAIATO, foram inscritos mais dois assinantes: Rui Manuel, da Tocha; e Lúcia dos Santos — Bruscos, Vila Seca, que veio retomar a assinatura da Sra. D. Maria de Jesus Milheiras, nossa amiga (e tia da senhora Nazaré), que partiu a 12 de Outubro. As nossas condolências à sua família e que descanse em paz! Para assuntos desta Campanha de assinantes e da nossa Casa: Obra da Rua — Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo, tlf. 239 532 125, correio electrónico — gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda