MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

CENTENÁRIO DO PADRE HORÁCIO — Em 28 de Janeiro, Domingo, pelas 8h 30, a nossa comunidade saiu de Casa, em autocarro alugado e com farnel, em direcção à localidade da Lentisqueira, no concelho de Mira, considerando que nesse dia se comemoravam cem anos do nascimento do nosso Padre Horácio, que serviu a Igreja na Obra da Rua. Na verdade, entregou a sua vida sacerdotal como responsável da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo e do Lar do Gaiato de Coimbra, e no Património dos Pobres. Assim, antes das dez horas, a maioria dos Rapazes e alguns colaboradores foram os primeiros a chegar ao adro da Capela, junto ao busto de Padre Horácio, onde foram tiradas fotografias. Entretanto, foram-se reunindo conterrâneos e antigos Gaiatos. Pelas 10h 30, foi celebrada a Missa, com muitos fiéis amigos, presidida por D. Manuel Pelino Domingues (Bispo Emérito de Santarém, sobrinho e afilhado de Padre Horácio), concelebrada pelo nosso Padre Manuel Mendes, participada por muitos fiéis amigos e animada pelo grupo coral. Na homilia, referiu o percurso de vida de Padre Horácio, com raízes familiares na Lentisqueira e ao serviço da Casa do Gaiato, chamado por Padre Américo. Depois, houve romagem sentida à campa no cemitério local, com uma oração e colocação de flores. Pelas 13 horas, numa Escola, decorreu um bom almoço — convívio, que agradecemos. O antigo gaiato José Martins leu palavras de gratidão e intervieram também conterrâneos. Esta comemoração local esteve a cargo da Associação dos Antigos Gaiatos e Familiares do Centro e ainda de uma comissão de familiares e amigos. No regresso à nossa Casa, ficaram na rodoviária de Coimbra a mãe do Sudewerton (que tinha feito 10 anos — parabéns!) e o pai do António (doente no Hospital Pediátrico — as melhoras!), após visitas aos seus filhos. Foi um dia bonito, de alegria e acção de graças pela vida do nosso Padre Horácio, que está nas mãos de Deus!

AGROPECUÁRIA — Na segunda quinzena deJaneiro, continuou a cair chuva e depois vieram dias de sol. Na nossa horta, há couves em abundância, que vão sendo apanhadas para a sopa. Foram podados os kiwis, cortados vimes e amarradas as videiras das latadas com estes ramos. Foram semeados mais de quatro dezenas de sacos de sementes de aveia nos seguintes campos: terra dos grilos, terra do poço novo, campo do Ti Jaime e olival dos poços, que esperamos germinem e cresçam bem. Foram cortados os arbustos e arranjados os nossos jardins no Largo de S. Braz e junto à nossa Capela. As galinhas têm posto cerca de uma dúzia de ovos por dia e nós gostamos muito.

ESCOLAS — A 29 de Janeiro, terminou o 1.º semestre lectivo no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo; e esperamos que as notas dos 19 Rapazes — que frequentam do 3.º ao 11.º ano de escolaridade — sejam positivas. O António da Costa frequenta a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó. No Lar de Coimbra, estão cinco Rapazes estudantes universitários, oriundos de Timor-Leste.

PARTILHAS E CONTACTOS — Aos nossos amigos e amigas que nos foram enviando as suas partilhas, o nosso muito obrigado! Contactos da nossa Casa do Gaiato de Miranda do Corvo com o Lar do Gaiato de Coimbra: Morada — Obra da Rua ou Obra do Padre Américo , Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo, telefone 239 532 125, correio electrónico — gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda