MIRANDA DO CORVO – COIMBRA
95.º ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO DE PADRE AMÉRICO — Em 28 de Julho, o nosso Padre Manuel foi presidir a uma Eucaristia, às 19 horas, na igreja paroquial de S. José, em Coimbra. Nesse Domingo, celebrámos os 95 anos da ordenação presbiteral do nosso Padre Américo, pelo Bispo de Coimbra, D. Manuel Luís Coelho da Silva, que o recebeu em 1925. De facto, esse acontecimento muito importante para Américo Monteiro de Aguiar foi em 28 de Julho de 1929, no Seminário de Coimbra. Esta Missa em Coimbra foi oportunidade para falar da Causa de Beatificação do Venerável Padre Américo e distribuir pagelas com a oração. Como era o Dia mundial dos avós e idosos, foram oferecidos livros sobre Pai Américo a pessoas mais velhas. Pedimos muito às pessoas de Coimbra que vão passando palavra desta campanha de oração, para que Deus, por intercessão de Pai Américo, dê à Igreja a alegria de um milagre para a sua beatificação.
FÉRIAS DE VERÃO – Depois de alguns dias em que nos deslocámos para a Praia de Mira, para aproveitarmos a gozar o bom tempo na praia, que muito gostámos, como tem acontecido nos últimos anos, tem-nos sido dada a possibilidade de em Agosto visitarmos alguns parentes nossos e estarmos vários dias com eles. Esperamos que a malta venha melhor, com mais vontade de cumprir regras, fazer e bem as tarefas, e agarrar-se ao estudo.
AGROPECUÁRIA — Sendo necessária a rega na cultura do milho-grão e como choveu pouco, têm-se regado os dois campos com pivots, a partir dos nossos poços, pelo que as plantas têm crescido bem, principalmente o campo da vessada, dado que na terra nova houve falhas de germinação. Na horta, continuaram a apanhar-se produtos hortícolas, nomeadamente batatas e cebolas, que são muito úteis na nossa alimentação. Das fruteiras e da horta, também comemos ameixas, pêssegos e morangos. Nas videiras das latadas, de uvas de mesa, há quebras na produção.
PARTILHAS E CONTACTOS –—Nesta coluna da casa-mãe da Obra da Rua, é nossa obrigação ir agradecendo as ajudas que os nossos amigos e amigas nos vão fazendo chegar, pois são muito necessárias para sustentar esta Casa do Gaiato com o Lar do Gaiato. Bem-hajam! No mês de Agosto, tem sido tradição o nosso Padre Manuel ir pregar a algumas Paróquias das Dioceses de Coimbra e do Porto. Assim, está agendado: Figueira da Foz - terceiro Domingo de Agosto; Moreira da Maia - quarto Domingo deste mês. Somos sempre bem recebidos pelas pessoas que veneram Pai Américo e estimam a Obra da Rua. Tem sido útil dar aqui a morada e os contactos desta Casa: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, Largo de S. Brás – N.º 15, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. – 239 532 125; correio electrónico – gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda