MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

CATEQUESE — Vários Rapazes [onze] frequentam a Catequese da Unidade Pastoral de Miranda do Corvo, na Vila, do 5.º ano ao Crisma, ao sábado de tarde e quarta-feira à noite. Foram comprados os respectivos Catecismos. Na nossa vida, a dimensão espiritual deve ser sempre salientada. Faz-nos bem ouvir falar de Jesus para além da nossa Casa.

ESCOLAS — Nos dias 13 a 15 de Novembro, decorreu uma interrupção lectiva no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e na Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, pelo que a maioria dos Rapazes da nossa comunidade não teve aulas; e assim houve reuniões intercalares do 1.º semestre. Por isso, houve avaliações intercalares, cujos resultados são satisfatórios, mas podem ser bem melhores. Há que ter mais atenção nas aulas, bom comportamento e estudo a sério, para que vários Rapazes subam as notas dos testes. Neste momento, há alguns [3] estudantes mais velhos que residem no nosso edifício do lar, a nascente.

LAR DO GAIATO DE COIMBRA — Tivemos conhecimento de algumas notas de várias disciplinas dos estudantes [5] de Coimbra, dos ensinos politécnico e universitário, que na sua maioria são razoáveis. À quarta-feira, levam-se bens alimentares e de higiene para os Rapazes do nosso Lar do Gaiato de Coimbra cozinharem e lavarem a sua roupa.

AGROPECUÁRIA — Foi concluída a apanha da azeitona – da qual resultaram 46 litros de azeite – e fizeram-se algumas podas de oliveiras, cujos ramos foram queimados, com licenças. Depois, foram lavrados e fresados vários campos, para assim preparar a sementeira da aveia. Acontece que o tractor MF avariou; o que fez parar esta tarefa agrícola. Será preciso comprar cerca de meia centena de sacos de sementes. Na horta, há muitas couves tronchas, mas atacadas por ervas daninhas. Temos comido tangerinas, nas sobremesas; mas, tem havido uns espertinhos – que vão directamente ao pomar. Nasceram três cordeiritos, mas não vingaram pouco depois. No barraco, há muitos gatos e esperamos que apanhem ratos.

ARRANJOS — Na entrada da zona de cima da nossa Quinta de S. Brás, perto da rotunda Pai Américo, finalmente foram retirados desse nosso terreno alguns contentores indevidamente lá postos, deixando a zona limpa. Depois, o sr. Emídio (com o José) colocou uma vedação de rede verde, suportada por estacas de madeira, ficando bem melhor aquele espaço com algumas oliveiras, junto a uma estrada na direcção da Lousã. Ainda arranjou um bom guarda-vestidos (que nos deram), depois colocado na sala de costura. A senhora D. Nazaré tem feito toalhas (de tecidos dados) para colocar nas mesas do nosso refeitório.

PARTILHAS E CONTACTOS — O Padre Fernando Carvalho, Pároco da Unidade Pastoral da Sagrada Família [Guia, Ilha, Mata Mourisca e Carriço] veio trazer-nos material escolar, que foi recolhido, o que agradecemos! Como diariamente chegam facturas, que na sua maioria são pagas mensalmente, vai-se fazendo um esforço muito grande para não haver dívidas. Estamos muito gratos aos amigos e às amigas que nos vão ajudando, para andarmos de cabeça levantada, honradamente. Bem-hajam! Eis a nossa morada e os nossos contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, Largo de S. Brás, N.º 15, 3220-034 Miranda do Corvo – Coimbra; telefone: 239 532 125; correio electrónico: gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda