NOTA DA REDACÇÃO
79º aniversário
"Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos a Mim o fizestes" (Mt 25, 34-36)
Num dos Evangelhos do Dia desta semana Jesus lembrava-nos o seguinte: "Vinde benditos de meu Pai; recebei como herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me."
Se for preciso definir por que é que a Obra da Rua nasceu e o que é que a anima desde o início, a passagem atrás citada do Evangelho serve muito bem para isso. Este jornal nasceu para dar testemunho do cumprimento desta missão da nossa Obra, certamente com todas as limitações de seres humanos que somos, mas procurando lidar com elas apelando à Fé em Cristo que nos anima. Sem esta Fé em Cristo há muito que teríamos fechado as portas.
Se esta Fé em Cristo é o pilar fundamental em que assenta a sustentabilidade da nossa Obra, estes números de aniversário do nosso jornal servem bem para ilustrar outro pilar muito importante para a nossa sustentabilidade. É uma boa prática que mantemos desde há muito dedicar estes números de aniversário à transcrição de alguns dos muitos testemunhos que nos chegam todos os dias dos nossos queridos leitores. Fazemo-lo com profunda gratidão e com muito carinho. Os nossos queridos leitores, mais todas as outras pessoas que nos conhecem e que nos ajudam em termos materiais e espirituais, sois o Cristo encarnado neste mundo que nos dá os meios materiais e a força anímica para procurarmos perseverar no cumprimento da missão para a qual a Obra da Rua foi criada.
Por vezes, são mal compreendidos por alguns estes dois pilares fundamentais da sustentabilidade da nossa Obra. Somos um caso dito "atípico" no universo das chamadas Instituições de Solidariedade Social. Com isto não estamos, de maneira nenhuma, a fazer um juízo negativo doutras instituições nesta área que asseguram a sua sustentabilidade doutras maneiras. Temos muita admiração por todos os que procuram fazer o Bem e não entendemos que haja só uma maneira de o fazer, ou que a nossa seja a melhor de todas. Só queremos chamar a atenção para algo de essencial na nossa Obra que estes números de aniversário ilustram maravilhosamente: para além da Fé em Cristo encarnando nas crianças e jovens mais vulneráveis que acolhemos e nas famílias pobres que diariamente também ajudamos, o que também nos dá vida é Cristo encarnando nos nossos queridos leitores e em todas a outras pessoas que todos os dias nos ajudam em termos materiais e espirituais.
Certamente que Deus vos retribuirá a todos da forma que Jesus disse na passagem do Evangelho atrás citada: "Vinde benditos de meu Pai; recebei como herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo." O nosso Bem Haja a todos do fundo do coração!
Américo
Mendes